O mercado financeiro, de tempos em tempos, passa por grandes mudanças. O Pix é um exemplo disso. Com os diferentes meios de pagamentos, muitos questionam o futuro do cartão de crédito. O meio de pagamento pode deixar de existir nos próximos anos? Entenda os principais pontos em questão.
Leia mais: Compensa fazer empréstimos no cartão de crédito para sair do ‘vermelho’?
Pelo menos em um futuro próximo, dificilmente o cartão de crédito deixará de ser usado. Ele é um meio de pagamento muito conveniente, ao permitir que as pessoas façam compras de valores mais altos e parcelem em várias vezes, facilitando o pagamento. É por meio dele que muitos consumidores fazem compras em lojas físicas e virtuais.
Futuro do cartão de crédito
O cartão de crédito também é muito usado por aqueles que precisam de recurso em alguma emergência e não tem nenhuma reserva disponível. Por tantas razões, dificilmente o cartão de crédito chegará ao fim em um futuro próximo.
Isso sem contar também os programas de pontos e milhas, garantindo descontos em produtos e serviços, além da compra de passagens aéreas.
O que se sabe é que, diante de toda a evolução do mercado financeiro, novidades podem surgir a qualquer momento e mudar a forma como as pessoas lidam com o dinheiro e garantem o pagamento das compras.
Fato é que cada vez mais a busca por conforto, praticidade e segurança muda os padrões. Assim como o cartão de crédito fez diminuir o uso do dinheiro em espécie, o mesmo pode acontecer com o cartão.
Mas é claro que não é possível afirmar que o cartão deixará de ser usado, menos ainda quando isso deverá acontecer. A princípio, a tendência é que os cartões de crédito físicos sejam cada dia mais substituídos pelos virtuais, a exemplo do que já é feito pela fintech Lanistar, garantindo o gerenciamento por meio de um aplicativo.