O novo calendário do Auxílio Gás começou com uma surpresa para as cerca de 5,9 milhões de famílias de baixa renda que contam com o benefício social. O programa foi criado no fim de 2021 para auxiliar os brasileiros na compra do gás de cozinha, item que compromete bastante o orçamento dos mais pobres.
Leia mais: Fui beneficiado pelo Auxílio Brasil, tenho que devolver o dinheiro?
Inicialmente, a lei que criou o vale-gás estabelecia que os repasses bimestrais seriam equivalentes a 50% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos. Pouco antes das eleições do ano passado, o governo ampliou o valor para 100% do custo do item.
A medida teria validade somente até dezembro de 2022, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu estender a validade do texto e os pagamentos integrais até o fim deste ano. Assim, todas as famílias beneficiárias continuarão recebendo 100% do preço médio do botijão de gás a cada dois meses.
Novo valor do Auxílio Gás
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apurou que o preço médio do botijão chegou a R$ 110,23 no país entre agosto de 2022 e fevereiro de 2023. O levantamento para definir o vale-gás considera referências dos últimos seis meses.
Contudo, o governo resolveu pagar R$ 112 em fevereiro. A quantia é a mesma liberada em dezembro e está levemente acima do patamar apurado pela ANP nas revendedoras do país.
Quem pode receber
Para receber o vale-gás, é necessário cumprir as exigências abaixo:
- Ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo; ou
- Morar no mesmo domicílio de alguém que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Mulheres chefes de família ou vítimas de violência doméstica sob monitoramento de medidas protetivas de urgência têm prioridade para ganhar o benefício. Elas são encontradas pelo governo por meio de convênio com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Calendário do Auxílio Gás
O pagamento acontece nas mesmas datas do Bolsa Família e ocorre de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Confira o calendário completo:
- 13 de fevereiro: NIS final 1;
- 14 de fevereiro: NIS final 2;
- 15 de fevereiro: NIS final 3;
- 16 de fevereiro: NIS final 4;
- 17 de fevereiro: NIS final 5;
- 22 de fevereiro: NIS final 6;
- 23 de fevereiro: NIS final 7;
- 24 de fevereiro: NIS final 8;
- 27 de fevereiro: NIS final 9;
- 28 de fevereiro: NIS final 0.