Hoje é comemorado o dia de São Valentim – o Valentine ‘s Day. Mesmo não sendo tão comemorado no Brasil, muito se questiona sobre a história desta data e o que há por trás dela. No Brasil, o Dia dos Namorados – comemorado em 12 de junho – possui uma relação mais comercial e não segue a antiga narrativa de São Valentim.
Veja também: Anota aí! Ciência descobre palavra ‘mágica’ que salva relacionamentos
Curioso em saber o desenrolar de uma história que deu origem à versão mais popular do Dia dos Namorados?
A história de São Valentim
Valentim era um padre romano que viveu durante o século III, que tornou-se santo, reconhecido pela Igreja Católica. Valentim foi condenado à morte por contrariar as ordens do imperador Cláudio II. O governante acreditava que homens casados não eram bons soldados. A preferência era por homens solteiros.
Mesmo assim, Valentim acreditava que o casamento era algo divino e continuava a celebrar diversos matrimônios de pessoas “fora da lei”. Quando descobriram suas ações contra o estado, ele foi preso e morto. Acredita-se que tenha morrido em fevereiro – por isso a celebração no dia 14 deste mês.
Na cadeia, apaixonou-se por uma moça e o padre começou a enviar cartas. Enquanto ainda na prisão, é relatado que Valentim recebia também flores e cartas de outras pessoas que acreditavam no amor. A celebração é comum até hoje em países que comemoram o dia de São Valentim – com os envios de cartas para pessoas amadas.
Já no século V, o Papa Gelásio passou a reconhecer o padre Valentim como um santo e desde lá foi-se instituído o dia de São Valentim. Outro fator que fez com que a data fosse em fevereiro, foi a existência de um período do ano em que havia uma festa pagã em Roma chamada “Lupercalia”. Lupercalia era uma festa pastoral celebrada na Roma Antiga, de forma anual, no dia 15 de fevereiro.
O objetivo era proteger a cidade, afastar os espíritos ruins e garantir a fertilidade. Depois que a Igreja Católica envolveu-se com a data, o festival foi abolido e tornou-se um evento voltado à fé cristã.
A data é comemorada nos Estados Unidos, México, Japão, Coréia do Sul, África do Sul, Filipinas, Reino Unido, Portugal, França, Espanha, entre outros países do continente europeu.
E o Dia dos Namorados no Brasil?
No Brasil, a data – celebrada em junho – foi criada após um desejo de uma campanha publicitária como forma de mostrar amor por meio de presentes. Havia um interesse comercial. Em celebrações como essa, as vendas aumentam e muito em nosso país. O idealizador foi o empresário João Dória, e ano de criação foi 1949.