Inmetro: confira os 10 carros que mais gastam combustível no Brasil

Ranking elaborado pelo Inmetro traz informações sobre mais de 700 modelos. Veja agora os 10 carros que mais gastam combustível vendidos no Brasil.



Saber qual o consumo de combustível de um carro é um dos pontos determinantes na hora de escolher um modelo para chamar de seu. Agora, o Inmetro atualizou a tabela 2023 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e já é possível saber quais os 10 carros que mais gastam combustível no mercado brasileiro.

Leia também: Inmetro vai ‘cortar’ a autonomia de carros elétricos no Brasil. Por quê?

Além de trazer o nome e o modelo de cada veículo, o documento apresenta informações sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários a venda no Brasil.

A tabela fica aberta ao público, no site do Inmetro, dentro do portal Gov.br, mas desde a Portaria Inmetro Nº 377/2011, todos os modelos a combustão do mercado nacional também trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para o uso cotidiano em quilometragem por litro (km/l), mais comum ao motorista.

Afinal, quais os 10 carros que mais gastam combustível no Brasil?

Na lista trazida pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), com mais de 700 modelos, 10 deles se destacam pelo alto consumo de combustível. Veja:

  • 10º Lugar – Volkswagen T-Cross, modelo Highline 250TSI automático, motor 1.4-16V;
  • 9º Lugar – Chevrolet Onix, versão 10TAT RS (produzidos até Jan/23), motor 1.0T – 12 V;
  • 8º Lugar – Nissan Versa, modelo Sense, motor 1.6-16V;
  • 7º Lugar – VW Virtus, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4-16V;
  • 6º Lugar – VW Polo, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4-16V;
  • 5º Lugar – Nissan Versa, modelo Advanced, motor 1.6-16V;
  • 4º Lugar – Honda HR-V, modelo Advanced, motor 1.5T-16V;
  • 3º Lugar – Peugeot 208, modelo Allure AT, motor 1.6-16V;
  • 2º Lugar – Renault Logan, modelo ZEN16CVT, motor 1.6 – 16V;
  • 1º Lugar – Chevrolet Spin, modelo 1.8L AT LTZ5, motor 1.8L – 8V

Na lista, 3 carros são da Volkswagen, 2 da Chevrolet, 2 da Nissan e 1 das marcas Honda, Peugeot e Renault.

A tabela traz informações importantes, mas o ranking não é uma sentença, informa o engenheiro mecânico Denis Marum à CNN. Ele explica que, além do selo do Inmetro, pesa muito também a forma como o motorista cuida da manutenção do carro.

“O motorista que não sabe cuidar do carro e não sabe dirigir corretamente, vai nivelar seu veículo de selo A com um de selo E”, ressalta. Segundo ele, os resultados podem variar de 30% a 40% para mais ou para menos, a depender do uso. Itens como revisão e calibragem dos pneus são itens importantes a serem levados em consideração.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário