Má notícia para os foliões que estão esperando tempo firme para este primeiro dia de Carnaval! De acordo com a previsão divulgada pelo Climatempo, esta sexta (17) será marcada pela presença de pancadas de chuva, rajadas de vento e descargas elétricas no decorrer do dia.
Leia mais: Quer fugir no Carnaval? 7 lugares para aproveitar os dias longe da bagunça.
O conjunto dessas condições são esperados nas cinco regiões do país, principalmente no Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Dessa forma, as capitais Cuiabá, Brasília e Goiânia estão na rota das pancadas de chuva com rajadas de vento.
Já a região Sul terá diversos temporais em todos os estados. No entanto, essa região conta com a chegada de um outro fenômeno climático: uma nova frente fria, que promete diminuir as temperaturas dos sulistas no fim de semana. No nordeste, festa também será debaixo de água, com incidência de raios.
Prepare o guarda chuva: tempestades previstas em todo país
Em relação a região Sul, as áreas mais preocupantes são o oeste catarinense e o centro-oeste do Paraná. Porém, as chuvas fortes podem cair também no nordeste de Santa Catarina e entre a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral paranaense. Chove também no Rio Grande do Sul, com a previsão de pancadas entre a tarde e a noite na Grande Porto Alegre.
No Sudeste, ventos quentes vindos do interior do país aumentam as temperaturas nos termômetros paulistas. No entanto, toda a região ficará debaixo de chuva, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento. Em contrapartida, a chuva deverá ser rápida e fraca na Região dos Lagos (RJ).
Em relação ao Centro-Oeste, cuidado! A previsão para esta sexta é de pancadas intensas de chuva, com ventanias e descargas elétricas. Assim, a previsão indica que Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF) serão três das principais cidades afetadas. No Mato Grosso do Sul, a expectativa é de ventania de 50 a 70 quilômetros por hora.
Ao contrário do desejado por muitos que foram para o Nordeste aproveitar o calor e as praias nesse Carnaval, a previsão é de instabilidades em toda a região. Dessa forma, a zona de convergência intertropical (ZCIT) continua influenciando o norte do Maranhão, causando chuvas fortes e com raios, assim como no Maranhão. Porém, há esperança de chuvas leves e passageiras em João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE), Salvador (BA) e Natal (RN).
Por fim, a região Norte não foge da previsão e também fica sujeita a pancadas de chuva, especialmente no período entre a tarde e a noite. Sendo assim, a condição é esperada nas quatro capitais da região, com chuvas podendo cair em diversos momentos do dia entre o norte do Amapá e em Manaus (AM).