É muito comum que as pessoas em entrevistas de emprego, quando perguntadas sobre seus defeitos, digam que são perfeccionistas. A verdade é que há muita discussão sobre essa característica ser defeito ou qualidade, mas fato é que ser perfeccionista traz desvantagens.
Veja também: Confie no seu taco: 4 ‘receitas’ para o sucesso que te farão chegar ao topo
Confira abaixo os problemas que você pode ter na sua vida ao querer que tudo seja perfeito e ser pouco tolerante com erros e imprevistos.
Atrapalha suas relações pessoais
Quando você é perfeccionista, sente que nada do que faz é o suficiente. Porém, isso atrapalha as relações, pois só conseguimos nos entregar para uma relação quando sentimos que bastamos para o outro. Além disso, essa característica faz você criticar os outros em excesso.
Você nunca se sente realizado
Uma pessoa perfeccionista estabelece metas irreais. Ela não se sente feliz enquanto não guarda uma grande quantia de dinheiro, enquanto não tem a casa perfeita, a saúde impecável, um corpo invejável. As pequenas conquistas passam batido.
A zona de conforto aprisiona
Quem busca a perfeição evita os riscos a todo custo. Porém, quando não corremos risco, ficamos na zona de conforto. Sem risco, não existe movimento, não existe nenhuma tentativa de fazer algo novo que pode dar muito certo. Os erros fazem parte do aprendizado.
Valor excessivo aos próprios erros
Outro problema é super dimensionar o que faz de errado. A verdade é que no dia seguinte quase ninguém lembra mais das nossas falhas, porém o perfeccionista nunca esquece e fica se cobrando pelos erros.
Medo de delegar e pedir ajuda
Por fim, ser perfeccionista impede você de pedir ajuda. Afinal, você sempre acha que ninguém é melhor que você para executar tal tarefa. Porém, delegar e aceitar auxílio é fundamental não apenas para as relações, mas para a saúde mental. Evite ficar sobrecarregado e mostre que você pode confiar nos outros.