scorecardresearch ghost pixel



Ainda dá tempo de planejar: 6 metas para melhorar sua vida financeira em 2022

Fazer um planejamento pode ajudar muito na hora de colocar em prática. Confira as dicas!



Chegou o momento de fazer os planos e traçar as metas alcançáveis para o próximo ano. Dizemos alcançáveis para que de fato você consiga tirá-las do papel e colocar em prática. Hoje vamos te ajudar a pensar um pouquinho para criar as suas metas para 2022.

Veja também: Confira 5 dicas para encontrar o emprego perfeito em 2022

Como criar metas para 2022?

Essa pergunta é um pouco difícil de ser respondida não é mesmo? Mas a primeira coisa que você precisa fazer é, traçar uma linha que comtemple todos os aspectos da sua vida que precisam ser otimizados no decorrer no ano, por exemplo:

  • Profissional: o que eu espero alcançar profissionalmente no próximo ano?
  • Vida pessoal: o que eu quero realizar no próximo ano, em minha vida pessoal?
  • Quais as ferramentas eu utilizarei para isso?
  • Como vou me organizar?
  • O que eu posso fazer hoje? A médio e longo prazo?
  • Preciso mudar algum hábito? O que eu preciso rever e melhorar?
  • Como eu me vejo no fim deste ano?
  • Eu preciso investir tempo e dinheiro para alcançar minhas metas, quanto?
  • Por onde eu posso começar?

Liste e responda essas perguntas, e com certeza após isso seus caminhos poderão ser melhor visualizados e traçados.

Qual é o seu objetivo em 2022?

Se o seu objetivo é viajar, ter filhos, estudar fora do país, reformar a casa ou quitar as contas para sair do vermelho, seja qual for a meta, será preciso um bom planejamento financeiro. E quando falamos em planejamento financeiro o que vem a sua mente?

Parar de gastar dinheiro com coisas supérfluas? Contar cada centavo? Investir? Mas na prática, como podemos encaixar essas perguntas em nossa rotina?

Separamos algumas dicas para te ajudar a dar esses primeiros passos na organização da sua vida financeira para o próximo ano.

Confira 6 ideias para começar bem o ano de 2022

Comece bem o ano traçando metas que você já vai conseguir executar já no primeiro dia do ano, isso te dará uma alegria e uma sensação muito boa. Confira as nossas ideias e veja o que mais se encaixa com você:

  1. Não corte todos os gastos de lazer

É exatamente isso. A primeira meta para melhorar a sua vida financeira em 2022 é justamente essa, não cortar de uma vez os gastos que te dão prazer e felicidade.

É claro que tudo precisa ser controlado, mas esses gastos com lazer, hobbies ou itens que te trazem alegria é uma parte importante da nossa rotina. Tomar atitudes drásticas sobre essas atividades pode tornar ainda mais difícil criar uma rotina sustentável com seu dinheiro. Mas como dito acima é preciso ter controle sobre o seu orçamento e separar uma quantia só para isso.

  1. Perca o medo de fazer perguntas

Assuntos relacionados a dinheiro são bem delicados para determinadas pessoas, e falar de dinheiro com quem entende parece ser meio intimador, mas na verdade é uma ótima oportunidade para que você possa tirar as dúvidas, principalmente com o gerente do banco ou o atendente de qualquer serviço financeiro. Pergunte de tudo o que tiver curiosidade, não deixe passar nada, e leia o contrato com bastante atenção.

  1. Crie uma rotina para guardar dinheiro

Parece algo difícil, mas o importante é dar o primeiro passo. Por isso tente separar toda semana ou todo mês uma quantia determinada, dessa forma fica mais fácil. Selecione um dia específico, pode ser até o dia do seu pagamento para separar esse valor.

O importante é colocar em prática, mesmo que comece com pouco dinheiro.

  1. Renegocie as dívidas

Uma forma de dar passos nesse aspecto é colocar como meta uma renegociação já existente. Dessa forma, você diminui os juros que está pagando e até pode conseguir uma parcela que se encaixe melhor em sua rotina. Essa inclusive pode ser a sua meta de 2022, caso tenha alguma dívida para quitar.

  1. Monte um orçamento

Parece um bicho de sete cabeças, mas pode ser feito de forma muito simples, sem usar por exemplo uma ferramenta específica. Mas é importante saber a renda da casa e os custos básicos de manutenção. Esse orçamento vai ajudar muito na hora de colocar em prática todos os seus sonhos, pois sabendo a sua renda e os gastos mínimos você consegue se organizar e planejar.

  1. Não deixe o dinheiro parado – ou perdendo com taxas

Fique atento as taxas de manutenção que o seu banco cobra de você, isso pode estar fazendo com que você perca dinheiro todo mês. Nesse caso infelizmente as contas correntes não são boas opções para guardar o seu dinheiro, pois elas não oferecem nenhum tipo de rendimento.

Já os bancos digitais que estão chegando aí, podem ser uma boa opção, justamente por não terem taxas de manutenção e ainda por permitirem a possibilidade de ver o seu dinheiro render e controlar tudo pelo celular.




Voltar ao topo

Deixe um comentário