Não exagere! Descubra a quantidade ideal de uva passa para incluir na sua alimentação diária

Saiba o quanto é permitido comer dessas frutinhas que, apesar de bem pequenas e nutritivas, merecem atenção durante seu consumo.



As uvas passas são altamente versáteis quando o assunto é cozinha. Elas funcionam bem em saladas, bolos, panetones, para incrementar o iogurte e até mesmo como lanche rápido no meio da tarde. Apesar de bem pequenas, muita gente acredita que elas podem ser consumidas à vontade sem controle, o que não é verdade.

Como tudo em excesso faz mal ao nosso corpo, inclusive água, no caso da uva passa não seria diferente. O que acontece é que, durante o processo de desidratação, as frutas acabam perdendo líquido, fazendo com que elas apresentem uma quantidade mais concentrada de fibras e nutrientes, assim como de calorias.

Dito isso, é preciso se atentar com o consumo diário do alimento. Saiba mais a seguir!

Uva passa faz bem para a saúde?

A uva passa, bem como outras frutas desidratadas, são alimentos que proporcionam uma série de benefícios para o organismo. Elas são ricas em ferro, potássio, flavonoides e fibras. Na prática, elas ajudam no funcionamento do intestino, no fortalecimento da imunidade e na saúde do coração.

Outra vantagem da fruta que merece destaque é que ela também fornece uma grande quantidade de boro. O mineral é conhecido por ajudar no controle da osteoporose e a fortalecer os ossos, isso porque ele ajuda na absorção de magnésio, fósforo, vitamina D e cálcio pelo corpo.

Mas, afinal, quantas uvas passas posso comer por dia?

Aqueles que adoram comer a fruta desidratada devem se atentar com a quantidade diária ingerida. O mais recomendado é apenas 1 colher de sopa por dia. Um fato interessante é que, em comparação com a versão in natura, a uva passa pode apresentar uma concentração até três vezes maior de nutrientes.

Por outro lado, ela também contém uma maior concentração de açucares e calorias. Nesse sentido, é fundamental evitar exageros na hora de comer uva passa. Quando consumida em grande quantidade, ela pode provocar ganho de peso, alteração no nível de açúcar e problemas circulatórios.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário