Vários grupos de pessoas na internet estão interessados em adquirir celulares mais antigos, sem a função das redes sociais ou qualquer outro tipo de interação por meio da internet.
Veja também: Hora do adeus! 35 celulares que ficarão sem o WhatsApp a partir de HOJE
A tendência natural, quando estamos em constante evolução tecnológica, é de que os aparelhos mais modernos substituam aqueles lançados antes. Mesmo assim, a exposição destes na internet, faz com que produtos antigos ainda sejam comprados e usados mesmo numa época em que estão defasados.
Alguns motivos fazem com que algumas pessoas, principalmente jovens, priorizem os dispositivos mais antigos, sem as funções que conhecemos hoje. Acredite: há uma lógica por trás de tudo isso.
Qual o motivo da preferência por celulares antigos?
Na internet podemos ver diversos usuários que mostram-se empenhados em querer celulares mais antigos. Alguns fazem até mesmo unboxing desses produtos, que já não são mais produzidos como antes.
Relação entre saúde mental e redes sociais
Para acessar as mídias sociais, qualquer celular produzido nos últimos anos e com acesso à internet consegue fazer a função sem muitos problemas. São projetados para isso. No entanto, ao querer um celular ainda de um período mais distante, eles não carregam suportes para as mídias sociais e nem apps do tipo.
Ter um celular desses por perto, com menos recursos, faz com que o uso das redes diminua. Dessa forma, aqueles que encontram-se em situações com mais pessoas terão de prestar mais atenção em quem está ao redor, em vez de ficar distraído com os meios sociais.
Celulares antigos dão sensação de nostalgia
Um celular antigo tem uma câmera que já não é das melhores, com alguns jogos mobiles que não são praticados pelo touch da tela e sim pelas setinhas. Isso pode trazer uma sensação muito maior de nostalgia e positividade do que aquilo que é consumido todos os dias.
Ademais, alguns celulares atuais até têm um design que lembra celulares antigos, mas com todo o suporte necessário para todos os recursos de última geração. Sendo assim, eles não são o foco dessas pessoas, que querem um pouco mais de distância das redes sociais e de tudo aquilo que podem fazer dentro de celulares modernos.