Quem não gostaria de pagar menos na conta de luz? Esse gasto pode pesar na economia doméstica, ainda mais no verão, quanto as famílias utilizam mais os ventiladores e ar-condicionado.
Veja também: Quer economizar energia? Comece pela cozinha e veja a conta despencar
Porém, sempre existem aqueles truques que são simples de aplicar e podem gerar uma economia significativa no final do mês. Um deles é algo bobo, mas é um erro que muitas pessoas cometem no dia a dia.
O que está aumentando sua conta de energia
Um dos vilões das finanças domésticas, que faz a conta de luz ficar mais alta, são os aparelhinhos com luzes ligadas. Ou seja, aparelhos de televisão e outros eletrodomésticos que, quando não estão sendo usados, exibem uma luz vermelha ou mesmo o horário atual.
Em outras palavras, eles não estão sendo usados no momento, mas continuam gastando energia por conta dessa pequena luz. Ela é quase imperceptível, mas está lá, fazendo o somatório aumentar.
Qual é a solução para o problema, afinal?
Revise na sua casa quais são os aparelhos que estão exibindo uma luz contínua mesmo quando não estão sendo utilizados. Procure desligá-los da tomada sempre que não for utilizar.
Uma opção é ter em casa uma extensão com interruptor. Dessa forma, ao apertar o botão, a conexão é interrompida e não há aquele “consumo fantasma” de energia dentro do lar por conta dessas luzinhas.
Outras formas de economizar na conta de luz
Primeiramente, troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, afinal elas consomem menos energia. Além disso, sempre desligue as luzes quando não estiver usando.
Também é importante manter os filtros de ar limpos para que o ar condicionado funcione de maneira mais eficiente, gerando mais economia na conta de luz no verão.
Por fim, lave as roupas com a máquina de lavar cheia e evite usar a secadora. Afinal, o verão facilita para que as peças sequem mais rapidamente.