Talvez a vitamina B12 seja uma das que mais se envolveu em polêmicas nos últimos anos. Por ser um nutriente extremamente necessário ao organismo, é preciso ingerir uma quantidade mínima de B12 a fim de manter a saúde. O que ocorre, porém, é que esta vitamina só pode ser obtida e absorvida pelo organismo a partir de produtos de origem animal. Logo, pessoas vegetarianas ou veganas não consomem ou consomem muito pouca vitamina B12. Contudo, não são apenas elas que encontram esse tipo de dificuldade.
Humanos adultos com mais de 50 anos e pessoas que sofrem com azia e a tratam com medicamentos também podem sofrer com a falta da vitamina. Esses indivíduos têm grandes chances de perder a capacidade de absorção de determinados nutrientes.
Sintomas que a baixa quantidade de vitamina B12 pode causar
Primeiro é importante destacar que a vitamina B12 não é produzida por animais, mas sim por bactérias. O que ocorre é que essas bactérias estão presentes dentro de vários animais e em vegetais. Contudo, apenas as bactérias de origem animal conseguem ser metabolizadas pelo organismo humano. Assim, quem não come carne precisa repor a quantidade adequada de vitaminas por meio de opções sintéticas e farmacológicas.
A falta de vitamina B12 pode acarretar:
- Anemia;
- Maiores chances de desenvolver depressão e ansiedade;
- Alterações funcionais do sistema nervoso;
- Fadiga;
- Falta de memória, atenção e de concentração;
- Formigamento nas extremidades.
Fatores que contribuem para a deficiência de vitamina B12
Como mencionado anteriormente, a deficiência de vitamina B12 não é exclusiva de pessoas que não comem carne. Alguns fatores podem contribuir para isso, tais como:
- Uso de alguns medicamentos (como para controle de azia);
- Histórico de cirurgia bariátrica;
- Falta de acidez estomacal, típica em pessoas acima de 50 anos;
- Problemas de saúde que afetam a absorção de nutrientes.
Diante de qualquer tipo de sintoma que seja semelhante ao de anemia, um médico deve ser consultado. Caso você tenha uma dieta restrita em vegetais, faça acompanhamento nutricional.