O Brasil inteiro se prepara para os próximos dias de folia ou descanso. Independentemente de qual for a sua escolha, é fundamental entender o que abre e fecha no Carnaval deste ano para não ser pego de surpresa. Separamos uma lista que pode te ajudar a não passar por surpresas nesse ponto facultativo que é palco de um baita evento no país.
Leia também: Leve o guarda chuva: fim de semana do Carnaval será de muita chuva
Confira como ficam os horários de funcionamento de bancos, institutos e de outros serviços.
Veja o que abre e fecha no Carnaval deste ano
Bancos
Seguindo o calendário de feriados bancários da Febraban, os bancos não irão funcionar na segunda e terça-feira de Carnaval, retornando apenas na Quarta-feira de Cinzas, após o meio-dia e fechando em horário normal (15h).
Todo o atendimento eletrônico e digital das instituições continuam funcionando normalmente, logo a população seguirá conseguindo fazer transações por internet banking e aplicativos. Contas e boletos com vencimento no período poderão ser pagos na quarta-feira, sem cobrança de multa.
INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas na segunda e terça, mas retornam ao atendimento normal na quarta-feira, 22, a partir das 14h. Durante o período, o atendimento pelo número 135 seguirá normalmente até as 18h (humano) e por 24h (eletrônico).
O aplicativo Meu INSS também funcionará normalmente.
Lotéricas
Segundo a Caixa Econômica Federal, apesar de o banco estar fechado, as casas lotéricas têm autonomia para decidir se abrem ou fecham durante o feriado bancário.
Correios
As agências dos Correios não vão abrir na segunda e terça-feira, retornando os atendimentos ao meio-dia da quarta-feira. O serviço aos consumidores ficará disponível por telefone, no Fale Conosco: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.
Postos de combustíveis
Segundo determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os postos devem funcionar, no mínimo, de segunda a sábado, das 6h às 20h, inclusive em feriados.
Comércio
Por causa do ponto facultativo, os comerciantes têm autonomia para definir o horário de funcionamento das suas lojas. A única regra é respeitar as leis trabalhistas em vigor.
Bolsa de valores
Já a bolsa não terá negociações na segunda e na terça, retornando apenas na quarta às 13 horas. Os negócios que envolvem o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros ficam temporariamente suspensos até lá.
Bares e restaurantes
Segundo a Abrasel, estes estabelecimentos devem abrir normalmente durante os dias de festa para aproveitar o movimento, principalmente em áreas turísticas. A decisão sobre o funcionamento fica a cargo de cada gerencia.