scorecardresearch ghost pixel



Optou pelo saque-aniversário? FGTS também será liberado na demissão

Mudança no FGTS será implementada a partir do próximo dia 1º de março e beneficiará mais de 2,3 milhões de trabalhadores.



Ministro da Economia, Rogério Marinho, anunciou nesta quinta-feira (17) uma novidade para os trabalhadores que anteciparam o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida determina que aqueles que realizaram a antecipação terão direito ao acesso do FGTS no momento em que forem demitidos.

Leia mais: Até R$ 6.220: Caixa libera novo saque FGTS para ESTAS cidades

Até então, os trabalhadores que optavam pelo saque-aniversário ficavam impedidos de resgatar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, podendo apenas receber uma porcentagem do saldo. Com a nova medida, aqueles que anteciparam a retirada anual do benefício terão a opção de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Segurança ao trabalhador

Segundo o Ministro Rogério Marinho, a medida visa garantir mais segurança financeira aos trabalhadores que optaram pela antecipação do saque-aniversário.

“Sabemos que muitos brasileiros precisaram recorrer ao saque-aniversário do FGTS para enfrentar as dificuldades financeiras causadas pela pandemia. Com essa medida, estamos garantindo mais tranquilidade aos trabalhadores que fizeram essa opção”, afirmou o ministro.

A mudança será implementada a partir do próximo dia 1º de março e beneficiará mais de 2,3 milhões de trabalhadores que realizaram a antecipação do saque-aniversário desde 2020. Os valores serão disponibilizados integralmente no momento em que o trabalhador for demitido sem justa causa.

Como antecipar o saque-aniversário?

Para realizar a antecipação do FGTS via saque-aniversário, o trabalhador deve acessar a plataforma do FGTS no aplicativo “Meu FGTS” ou no site do fundo. A adesão ao benefício pode ser feita a qualquer momento, mas é importante lembrar que a opção é irreversível e o trabalhador só poderá voltar à modalidade de saque-rescisão após dois anos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário