Garantir que o seu corpo absorva todos os nutrientes necessários para o seu funcionamento é imprescindível. No entanto, acreditar que todos devem consumir o máximo possível de vitaminas e minerais, não passa de um erro. Sendo assim, não deixe de buscar informações confiáveis e antes de usar qualquer substância, ainda que liberada sem receita, procurar a opinião de um especialista capaz de avaliar a necessidade da complementação.
Veja também: Ciência descobre suplemento para a memória que os esquecidos vão amar
Intoxicação é o problema mais comum
Exageros na ingestão de suplementos vitamínicos podem ocasionar variados distúrbios, em especial em decorrência do acúmulo excessivo de nutrientes. O abuso de antioxidantes, por exemplo, pode vir a suprimir o sistema imunológico, enquanto que grandes quantidades de vitaminas sintéticas podem levar à intoxicação, afetando inúmeras funções do organismo.
Principais reações adversas no uso de vitaminas
- Vitaminas lipossolúveis, como é o caso da vitamina A, costumam se acumular nas células, dificultando sua eliminação. Sendo assim, aumenta a toxicidade, levando a dor de cabeça, tremores, convulsões, queda de cabelo, erupção cutânea, pressão arterial alta, doença hepática e depressão.
- O excesso de vitamina C, por exemplo, pode conduzir a efeitos adversos, como diarreia, ardor na garganta, dores de estômago, tontura, insônia, náuseas e vômito. Os rins podem ficar sobrecarregados, resultando em desconfortos ao urinar e desconforto na região da bexiga.
- Quando se trata de vitamina K, o risco é ainda maior, ocasionando problemas sérios, como trombose, pressão arterial alta e até mesmo hemorragia grave. Esse cuidado deve ser redobrado se o paciente tiver doenças crônicas, incluindo sistema cardiovascular frágil e histórico de hipertensão na família.
Por que Glória Maria tomava 80 vitaminas?
Ao longo do dia, a jornalista Glória Maria tomava 80 vitaminas, considerando acompanhamento médico. Ela mencionou a luta contra o câncer e as dificuldades de manter uma alimentação completa. Dessa forma, os suplementos alimentares podem ser benéficos, garantindo que o corpo adquira todos os nutrientes necessários. No geral, a avaliação médica e nutricional deve ser feita considerando as necessidades individuais do paciente.