Nesta semana foi celebrado o Dia da Saudade, como ocorre todo ano no dia 30 de janeiro. O sentimento é um dos que trazem mais sofrimento para muitas pessoas, muito embora ele devesse ser uma boa recordação. Ainda assim, a nostalgia também se mistura e causa um carnaval no peito dos mais saudosos.
Veja também: Nem só o cérebro! O motivo da sua depressão pode estar no seu intestino
Todas as pessoas que convivem com a saudade ou que já a sentiram em forte intensidade sabem que seus sintomas podem ser “cruéis”. A medicina diz que as consequências desse sentimento podem ser semelhantes ao uso de psicoativos como algumas drogas.
Saudade pode causar sensações semelhantes às das drogas
Entre os sintomas mais comuns da saudade, conforme o especialista Fernando Gomes relatou ao site Metrópole, estão:
- Irritação;
- Alterações do sono e dificuldade para dormir;
- Aumento do estresse por conta da carga de cortisol;
- Mal-estar generalizado.
Claro que todos esses sintomas serão sentidos em menor intensidade do que em outras condições. No entanto, eles são bastante reais e podem causar incômodo em que sofre com a saudade por muito tempo.
Saudades podem ser defesas do corpo
Uma pesquisa da Universidade de Southampton entendeu que a saudade pode ser uma resposta de defesa do próprio organismo, no caso, da mente. Isso porque ela surge em momentos de grandes dificuldades na vida.
Ela pode ser uma forma que as pessoas têm de dar continuidade à vida diante dos traumas e perdas do cotidiano. Por meio da saudade, uma pessoa é capaz de construir narrativas que dão sentido e conexões à sua existência.
Como lidar com as saudades
Segundo a pesquisa, a melhor maneira que uma pessoa dispõe para superar a saudade é bem óbvia: buscar distrações para a mente. Enquanto seu inconsciente lida com o problema, você deve criar novos afetos e novas memórias. Essa é a melhor solução para quem quer deixar a saudade para trás.
Sentimentos que envolvam prazer e bem-estar são sempre a alternativa correspondente ao melhor tratamento.