O feijão é um dos alimentos mais consumidos na dieta de todos os brasileiros. A dupla com o arroz branco é inabalável e compõe a alimentação básica do país. Seja em feijoada, salada, temperado, frio, quente ou em porção, tanto faz. O alimento é muito popular, bastante apreciado e ainda pode ajudar a emagrecer.
Veja também: O que os restaurantes não contam: como cozinhar feijão em 15 minutos
Pois é, a verdade é que diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o feijão demonstra ser um componente importante da dieta para emagrecimento. Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que deixar de comer feijão pode aumentar ainda mais a chance de desenvolver obesidade.
Isso quer dizer que comer feijão não é exatamente um motivo que vai ajudar você a emagrecer. Por outro lado, deixar de comê-lo vai fazer com que você engorde de forma acelerada.
Pesquisa mostra que comer feijão está ligado com emagrecimento
Além de prevenir a obesidade, ingerir feijão moderadamente por, pelo menos, 5 dias da semana contribui para que você tenha uma perda de peso consistente. Isso deve ser entendido se o alimento for inserido dentro de uma dieta balanceada e bem planejada.
Os resultados da pesquisa foram obtidos por meio do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas. Mais de 500 mil adultos foram acompanhados entre os anos de 2009 e 2019, ou seja, ao longo de uma década.
Benefícios estão ligados ao valor nutricional
De acordo com os pesquisadores, os benefícios que o feijão desempenha no combate da obesidade estão ligados ao seu alto valor nutricional para o corpo humano. Ele conta com uma enorme quantidade de fibras alimentares, proteínas, vitaminas e minerais. Isso contribui também com a prevenção de câncer, controle de colesterol, saciedade e com o aumento da imunidade do corpo.
Inclusive, o arroz com feijão é uma combinação que fornece todos os aminoácidos necessários para complementar a absorção proteica do organismo. Por isso, o tradicional PF (prato feito) do brasileiros compõe uma alimentação completa.