Uma patente registrada pela Apple aponta novidades para o setor de tecnologia. Isso porque, o documento descreve o desenvolvimento de uma ferramenta que permitiria que o iMessage, aplicativo nativo do iOS, lesse uma mensagem imitando a voz do remetente. Para isso, será utilizado recursos de inteligência artificial.
Leia mais: iPhone 15: Apple pode limitar acesso ao USB-C para torná-lo exclusivo
O registro de patente foi uma revelação do site especializado PatentlyApple. A novidade veio à tona na última quinta-feira, 16, e traz alguns detalhes da tecnologia em desenvolvimento.
Funcionamento do novo recurso
O documento explica que, na prática, a ferramenta usaria dados de voz coletados pela Siri. Em suma, esses dados passariam por um processamento de inteligência artificial, podendo, assim, imitar a voz de uma pessoa.
Igualmente, é importante destacar que a novidade funcionaria apenas entre usuários da Apple. Isso porque, tanto o remetente quanto o destinatário precisariam autorizar o uso pela Siri, que é assistente de voz da empresa.
Vale lembrar que o iMessage já oferece a possibilidade de leitura em voz alta das mensagens recebidas pelo iPhone.
Contudo, a reprodução ocorre apenas com a voz padrão da Siri. Com o recurso, passaria a ser possível a personalização da emissão de som pelo assistente virtual.
Comunicado oficial da Apple
Apesar dos ares de inovação, a Apple ainda não fez nenhum comentário ou nota oficial sobre o recurso a receber patente.
Por fim, é importante ressaltar que um registro de patente não significa que a marca lançará a novidade no mercado em um curto espaço temporal. Na prática, é apenas um indicativo de que a marca está trabalhando e investindo nesta ideia que pode ou não receber aplicação em um produto final.