POR QUE beber café com leite pode acabar com as inflamações, segundo estudo

Uma pesquisa encontrou evidências de que a junção de café com leite pode ser benéfica, já que atua como um anti-inflamatório.



O popular pingado é a mistura do café com leite e esse é o apelido que os brasileiros deram à bebida. Tradicional no café da manhã, não é apenas no Brasil que esse casal se faz presente nas refeições. Afinal, um estudo da Dinamarca mostrou que a mistura dos dois ingredientes pode ser benéfica para a saúde.

Veja também: O PODER do café na saúde do coração: ele reduz até o risco de AVC

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Copenhague, café com leite tende a causar um efeito anti-inflamatório no corpo humano. Os dados foram publicados nesta semana, na última segunda-feira, dia 30 de janeiro de 2023.

Segundo as informações, a combinação dos polifenóis do café com os aminoácidos do leite duplica as propriedades anti-inflamatórias das células do sistema imunológico.

Café com leite pode ajudar você a se proteger do “mal-estar”

A fim de testar os reais efeitos da mistura de café com leite, os cientistas causaram uma inflamação artificial no sistema imunológico. Algumas células receberam diversas doses de polifenóis, os quais reagiram com os aminoácidos do leito. Outras receberam apenas a substância do café, enquanto uma parte não recebeu nada.

Os resultados mostraram que as células que receberam a mistura de café com leite agiram de forma duas vezes mais eficiente no combate da inflamação. Enquanto isso, as demais amostras tiveram o comportamento padrão, já esperado.

Pesquisa abre caminho para novas descobertas científicas

Com os resultados em mãos, o próximo passo da equipe de pesquisa é aprofundar o tema e encontrar evidências mais fortes de que café com leite pode ser benéfico. Afinal, poucos foram os estudos anteriores que tentaram medir a mesma interação entre substâncias.

Os pesquisadores ainda ressaltaram que os efeitos tendem a ser mais potentes com a alimentação adequada. Ao ingerir proteínas, frutas e vegetais junto à bebida, o corpo pode demonstrar um combate ainda mais eficiente contra as inflamações do corpo humano.

Em resumo, a pesquisa atual funciona como a porta de entrada para um novo universo de possibilidades aos cientistas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário