O Carnaval chegou ao fim e os brasileiros comemoram hoje a Quarta-Feira de Cinzas, data que não é um feriado nacional. Entretanto, em algumas cidades e estados, o dia é considerado um feriado regional e muitos trabalhadores ganham folga até às 12h.
Leia mais: ‘Achados’ do Brasil: ESTAS são as cidades mais baratas para viver bem em 2023
De forma geral, o empregador não é obrigado a deixar os funcionários folgarem em boa parte do Brasil. Já nos locais onde está previsto o feriado, como no estado do Rio de Janeiro, é comum estender o descanso até o fim da manhã.
Funcionamento dos bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias vão funcionar das 12h até seu horário normal de fechamento nesta quarta. Nos municípios onde elas costumam fechar antes das 15h, a abertura ocorrerá mais cedo para garantir ao menos três horas de atendimento ao público.
Os canais digitais como internet banking e aplicativo dos bancos seguem operando normalmente. Contas de consumo, como água e energia, vencidas no período do Carnaval podem ser pagas hoje sem multa.
Os Correios também abrem às 12h, enquanto as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) só vão iniciar o atendimento a partir das 14h.
Folga e demissão
Trabalhadores que vivem em locais onde a Quarta-Feira de Cinzas é feriado podem folgar, caso contrário, somente se o empregador decidir dispensá-los. Muitas empresas têm o costume de liberar os empregados até às 12h, mas é preciso conferir antes para não ter problemas.
Outra possibilidade é negociar uma forma de compensação das horas, seja compensando antecipadamente, usando banco de horas ou descontando o período nas férias. Contudo, pelo menos a princípio, quem não mora em uma cidade ou estado onde a data é feriado precisa trabalhar.
Vale lembrar que a falta sem apresentação de justificativa legal pode levar o funcionário a ter o dia descontado do salário e até gerar uma advertência. Além disso, se essa pessoa já tiver um histórico de problemas, o empregador pode optar pela demissão.