scorecardresearch ghost pixel



‘Achados’ do Brasil: ESTAS são as cidades mais baratas para viver bem em 2023

Procura por cidades mais baratas para viver inclui qualidade de vida e geração de oportunidades.



Quem não sonha em morar em uma cidade que apresente um custo de vida barato? Essa ainda é uma realidade para uma parte do brasileiros. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o país tem exatamente 5.565 cidades no momento. O número dobrou desde a década de 1960.

Leia mais: Barato que sai caro: não use ESTES produtos se eles estiverem vencidos

Cidades agradáveis estão escondidas no mapa

O desejo de viver em municípios mais “ricos” estruturalmente, que ofertam qualidade de vida, boas oportunidades de emprego, custo reduzido com transporte e mais segurança, segue vivo para os brasileiros.

A boa notícia é que esse desejo pode se realizar ainda este ano. É fato que as 26 unidades federativas brasileiras apresentaram um custo de vida alto por causa da inflação dos últimos anos, no entanto ainda é viável descobrir lugares que apresentam um custo de vida razoável. Saiba quais são eles ao longo do texto.

Guaratinguetá, em São Paulo

Boa parte da economia da cidade, que fica no interior do estado paulista, vem do turismo. A cidade tem diversas construções industriais, além de estar localizada próxima do litoral norte e da capital. Apesar de estar dentro de um dos estados conhecidos pelo seu alto custo de vida, ela é uma das com custo de vida mais acessível.

É um boa alternativa para quem quer usufruir das vantagens de cidades grandes, sem deixar de economizar.

Anápolis, em Goiás

É considerada a segunda cidade mais barata de se morar no Brasil, localizada próxima de lugares como Goiânia, Brasília e Pirenópolis. A última é excelente para quem quer realizar viagens para curtir as cachoeiras. O munícipio é grande, com 360 mil habitantes, apresenta uma boa infraestrutura e também oferece boas oportunidades de emprego para quem é da área da farmácia, já que essa é a principal forma de renda que movimenta a economia.

Mossoró, no Rio Grande do Norte

É conhecida como uma das cidades mais importantes da região Nordeste por ser a maior produtora de petróleo em terra e de sal do Brasil. Também conta com empresas de diversos setores, como agropecuária; artesanato; gastronomia; petróleo; sal; turismo; serviço e comércio. Por causa disso, ela assegura facilidade de acesso às comodidades do dia a dia, o que contribui para a valorização imobiliária da região.

Outra atividade de renda muito forte na cidade é a produção de frutas, que atrai muitos investidores e moradores, afinal de contas, ter a oportunidade de associar qualidade de vida e bons negócios é um diferencial relevante.

Uberaba, em Minas Gerais

A agropecuária local é o principal motivo que reduz o custo de vida nessa cidade, mas o que atrai as pessoas que querem ir morar é o alto índice de escolarização superior. A cidade é conhecida como uma excelente alternativa para quem quer estudar e impulsionar a carreira, a deixando com o perfil de uma das cidades mais inteligentes de Minas Gerais. Lá, estão localizadas diversas empresas de tecnologia, startups e instituições que ajudam a criar empregos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário