Precisa de consignado? Governo sinaliza para adoção de taxas menores para ESTE GRUPO

Ministro da Previdência Social aponta desejo de redução das taxas de juros já para o próximo mês; Veja os detalhes.



O modelo consignado é uma das opções mais viáveis quando se fala em empréstimo no Brasil. Isso porque, geralmente a modalidade oferece condições um pouco mais atrativas por ter a garantia do desconto em folha.

Leia mais: Consignado do INSS: contratação poderá ser feita por biometria

A boa notícia é que Carlos Lupi, ministro da Previdência Social sinalizou que deve propor, em março, a redução do limite de juros de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Cenário

Hoje, os juros do empréstimo consignado são de até 2,14% ao mês com desconto diretamente na folha de pagamento. O valor é consideravelmente mais baixo se comparado aos juros de empréstimos via cartão de crédito, por exemplo, onde a taxa chega a 3,06%.

Contudo, vale lembrar que o ministro não bateu o martelo em relação a que valor essa taxa de juros do consignado pode chegar. “Isso não posso afirmar ainda. Tenho que estudar. Mas que vai baixar, vai”, garantiu Carlos Lupi.

Na mesma linha, o ministro também afirmou que a proposta de mudança deve ocorrer já no próximo mês, ou seja, em março. Isso porque, no período ocorre a próxima reunião do Conselho Nacional da Previdência Social e, tal alteração, depende da aprovação do conselho.

Em suma, tal conselho é formado por representantes de aposentados, trabalhadores, empresas e governo.

Entenda como funciona o empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado tem desconto diretamente na folha de benefício dos aposentados e pensionistas. Desta forma, em suma, é possível praticar taxas de juros menores que as do crédito pessoal. Por fim, atualmente há cerca de 14 milhões de contratos ativos, segundos dados do Ministério da Previdência Social.




Voltar ao topo

Deixe um comentário