Programa para declaração do IR 2023: data de liberação é REVELADA

O programa para a declaração do IR em 2023 deve ser liberado já no primeiro dia do calendário de prestação de contas com o Fisco. Confira as datas.



Em 2023, o prazo para a declaração do Imposto de Renda será entre os dias 15 de março e 31 de maio. Inúmeros brasileiros devem ter atenção às datas para ficar em dia com o Fisco e evitar pendências que podem comprometer o CPF. Veja quando será liberado o programa para a declaração do IR em 2023.

Leia mais: Mudanças no IRPF: quem vai deixar de pagar Imposto de Renda a partir de maio?

De acordo com o calendário da Receita Federal, o programa será liberado no primeiro dia da declaração. Ou seja, em 15 de março. Todos os contribuintes devem ficar atentos aos prazos, divulgados de forma oficial no site da Receita Federal, para acompanhar todas as informações e atualizações sobre a declaração.

Programa para a declaração do IR em 2023

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual dos contribuintes. Por meio dela, a Receita Federal têm acesso às informações sobre a arrecadação de cada cidadão.

Além disso, o imposto é uma das principais fontes de receita do governo federal. O dinheiro arrecadado, por regra, é destinado para o financiamento de diversos gastos públicos em áreas como saúde, educação, segurança e tantas outras.

É também a forma mais importante de conferir como está a distribuição de renda entre os brasileiros. Sendo um grande termômetro da desigualdade social que atinge o Brasil.

Uma das principais importâncias da declaração é o combate à sonegação de impostos, garantindo que os cidadãos obrigados a declarar informem todos os detalhes de renda e patrimônio.

Para aqueles que buscam acesso aos programas e benefícios sociais, a declaração do IR é também um caminho para conferir se o cidadão atende ao critério de renda exigido pelo governo federal.

Declaração pré-preenchida

Com o programa para a declaração do IR em 2023, assim como em edições anteriores, os contribuintes conseguem aproveitar a vantagem da declaração pré-preenchida, facilitando o compartilhamento das informações.

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados busca atualizar a tabela do imposto. Assim, a faixa de isenção prevista é de R$ 2.924,27 mensais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário