scorecardresearch ghost pixel



Qual Empresa Me Ligou: novo portal identifica ligações indesejadas

Ferramenta gratuita exibe a titularidade de um número de telefone pertencente a pessoas jurídicas. Conheça o Qual Empresa Me Ligou.



A Anatel anunciou na quarta-feira (1º) o site Qual Empresa Me Ligou, uma ferramenta gratuita que permite a identificação de chamadas desconhecidas feitas por números empresariais. A criação da plataforma foi anunciada em outubro de 2022 e integra uma série de medidas da Anatel para o combate ao telemarketing abusivo.

Leia também: Medo da multa da Anatel? Veja quais são os IPTVs autorizados no Brasil

Por motivos de privacidade, só é possível identificar um número que tenha titularidade de pessoa jurídica, ou seja, que seja registrado por uma empresa, vinculado a um CNPJ. Se a linha for vinculada a um CPF, não é possível identificar a titularidade.

Como utilizar o Qual Empresa Me Ligou?

Seu uso é bastante simples. Basta acessar o endereço qualempresameligou.com.br e indicar o número do telefone com o DDD. A consulta é gratuita e não exige registro.

A plataforma é mantida pelas próprias operadoras e operado pela ABR Telecom, a mesma empresa responsável pela portabilidade numérica no Brasil.

Nesta primeira fase, são exibidos números das seguintes operadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. Números de outras operadoras devem ser incluídos no futuro, possibilitando que qualquer ligação empresarial até então anônima possa ser consultada sem a necessidade de atender o telefonema primeiro.

No futuro, segundo a Anatel, também deve ser possível identificar a ligação direto na tela do celular a partir do protocolo STIR/SHAKEN, já presente em outros países. Além de exibir o chamador, o STIR/SHAKEN também garante maior segurança. O protocolo permite verificar a autenticidade do chamador, coibindo práticas de spoofing telefônico (quando alguém disfarça o número real por outro diferente). Por enquanto, a consulta é feita de forma ativa pelo usuário e somente pelo site.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário