scorecardresearch ghost pixel



Agora é o CPF: estado começa a emitir a nova identidade sem o RG

A CIN já pode ser solicitada pelos responsáveis de crianças entre 0 e 11 anos que residam neste estado. Saiba qual é como solicitar!



A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já começou a ser emitida também em mais um estado: o Rio de Janeiro. A emissão do novo documento é feita pelo Detran-RJ, estando disponível para crianças entre 0 e 11 anos que solicitarem a primeira via do registro geral em qualquer posto de identificação civil do Detran no estado.

Leia mais: Quem precisa emitir a NOVA IDENTIDADE em janeiro de 2023?

Assim, os responsáveis interessados em emitir o novo documento para as crianças deverão portar consigo a certidão de nascimento original da criança com CPF ou a certidão original e o documento de inscrição no CPF. No entanto, caso a criança ainda não tenha o CPF emitido, o modelo de identidade a ser emitido será o antigo.

A validade da CIN varia de acordo com a idade do emissor. Desse modo, o prazo de validade para crianças de até 11 anos de idade é de cinco anos, enquanto para brasileiros entre 12 e 59 anos é de dez anos. Já para a população a partir de 60 anos, o prazo é indeterminado.

Quais as mudanças da Carteira de Identidade Nacional?

Uma das principais alterações da CIN é ter o CPF como único número de identificação do cidadão brasileiro, dificultando as fraudes. Além disso, o quesito segurança também conta com um QR Code para verificar a veracidade do documento, sendo possível conferir também se o documento foi extraviado ou furtado.

Ademais, a CIN também conta com o MRZ, código internacional utilizado em passaportes. Dessa forma, ela poderá ser utilizada também como documento de viagem, sendo lida em terminais de autoatendimento de aeroportos brasileiros.

Por tudo isso, o novo documento possibilita que a pessoa seja identificada através de um único número, o CPF. Atualmente, o cidadão pode tirar um RG diferente em cada estado do Brasil, aumentando o risco de fraudes e de duplicidade de registros.

Porém, com a CIN, esse risco será diminuído, visto que o CPF é somente uma inscrição para todo o território brasileiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário