Criminosos estão utilizando novamente o nome do Nubank para conseguir aplicar golpes virtuais em clientes brasileiros. Desta vez, está circulando nas redes sociais uma suposta campanha feita pela fintech, que oferta um PIX de R$ 500 aos seus clientes em comemoração ao Carnaval. Cuidado, pois essa oferta se trata de um golpe!
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Na mensagem que vem sendo divulgada na internet, as vítimas recebem um link com um questionário, no qual devem ser informados os seus dados pessoais e também do cartão. Além disso, os criminosos também solicitam que a vítima compartilhe o link do questionário com cinco grupos ou 20 amigos para ter acesso ao dinheiro.
PIX de Carnaval: confira a mensagem na íntegra
“Olá, Você está participando da Premiação Especial de Carnaval da Nubank. Responda corretamente às perguntas abaixo e ganhe até R$500,00 em espécie! Restam 242 presentes. Questão 1 de 4: Você já é cliente Nubank? SIM/NÃO. Questão 2 de 4: Com que frequência compra nossos produtos? TODOS OS DIAS/TODA SEMANA/TODO MÊS/TODO ANO. Questão 3 de 4: Qual a sua faixa de idade? 18-29/30-39/40-49/50+ Questão 4 de 4: Você recomendaria Nubank aos seus amigos? SIM/NÃO.”
Ao responder o questionário, a seguinte mensagem é enviada ao usuário: “Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Esta é a sua chance! Você deve selecionar a caixa correta com o presente dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte!”.
Já em relação ao pedido de compartilhamento do formulário, a mensagem enviada conta com a seguinte afirmação: “Parabéns! Você conseguiu! Você ganhou um R$ 500 em notas de 100! *** AS REGRAS *** 1. Você deve contar a 5 grupos ou 20 amigos sobre nossas promoções. 2. Digite seu endereço e conclua o registro”.
Como se proteger contra a fraude?
Para não cair nos golpes virtuais, é necessário que os internautas tenham muita atenção em relação aos links não oficiais. Baixar programas ou aplicativos de locais não oficiais deixa o usuário exposto a um risco desnecessário.
Dessa forma, é indicado que os programas e aplicativos sejam instalados somente nas lojas de aplicativo do seu aparelho. Isto é, na Play Store ou App Store.
Além disso, não informe o código de verificação recebido em seu aparelho para terceiros, visto que nenhuma empresa entra em contato com o cliente solicitando que o código de verificação da conta seja informado.
Ademais, é necessário também manter a atenção em relação às solicitações de verificação feitas por SMS, telefone ou mensagens no WhatsApp. Por fim, o Nubank informou que não entra em contato com os clientes ofertando promoções. A fintech também não disponibiliza links de formulários e muito menos solicita que os endereços sejam compartilhados com amigos.