O atraso na vida é um problema que pode afetar diversas áreas da vida de uma pessoa, como carreira, relacionamentos, saúde e bem estar. É comum se sentir atrasado em relação a metas e objetivos pessoais, em comparação com outras pessoas da mesma idade ou que estão em posições semelhantes na vida. Isso pode gerar ansiedade, frustração e até mesmo depressão, mas a transformação depende da quebra desses pensamentos limitantes.
Veja também: 3 hábitos da felicidade: com eles, o bom humor nunca vai deixar sua vida
O atraso pode destruir a sua carreira
Na carreira, o atraso leva a sentimentos de estagnação e falta de progresso, bem como a oportunidades perdidas. Por exemplo, se uma pessoa está atrasada em relação aos estudos ou na busca por uma promoção, deve levar mais tempo para atingir seus objetivos profissionais. Isso costuma afetar sua autoestima e a própria renda, resultando em dificuldades materiais.
Estas são algumas motivações do atraso compulsivo
1. Falta de habilidade em gerenciar o tempo: algumas pessoas têm dificuldades em gerenciar seu tempo e prioridades, o que pode levar a atrasos constantes. Portanto, nada melhor do que usar ferramentas digitais e até agenda física, na tentativa de elencar o que é prioritário e estabelecer um organograma realista.
2. Tendência a procrastinar: aqueles que procrastinam e deixam as coisas para a última hora, acabem atrasando compromissos ou tarefas. Não espere que a motivação tome conta de você, conte até dez e divida suas atividades em blocos pequenos, diminuindo a dificuldade de atingir os resultados.
3. Superestimar da capacidade de realização de tarefas: tem alguns indivíduos que superestimam sua capacidade de concluir tarefas em um determinado período de tempo, o que pode levar a atrasos. Pare de dizer ‘’vou deixar para amanhã porque vou dar conta de tudo’’.
4. Problemas de organização: Pessoas que têm problemas em se organizar e manter um calendário de compromissos podem acabar esquecendo de datas importantes. Decidir tudo em cima da hora sempre gera consequências ruins, então busque planejar sua semana e horários críticos.
5. Dificuldades em estabelecer limites: quem tem dificuldade de estabelecer limites e dizer “não” a compromissos, acaba ficando sobrecarregado. Não assuma responsabilidades demais, do contrário, vai começar a fazer mais pelos outros do que resolver seus problemas de verdade.
Foto: Bobex-73/Shutterstock