Restituição do Imposto de Renda: como consultar e receber o dinheiro em 2023

Devolução é destinada às pessoas que pagaram mais do que o necessário. Saiba como consultar para saber se tem direito à restituição ou não.



Em 2022, quase 29 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) foram recebidas pela Receita Federal, de acordo com o órgão. Anualmente, milhares de pessoas contribuem para um dos países que tem a mais alta carga tributária no mundo. O que acontece quando o órgão recebe dinheiro demais? Veja!

Leia mais: Imposto de Renda: proposta de correção na tabela é concluída e deve impactar você

Depois dessa arrecadação, a Receita Federal oferece a restituição do Imposto de Renda, uma situação considerada positiva para os pagantes, pois o órgão devolve parte do valor pago para os cidadãos que contribuíram mais do que o necessário. Veja ao longo do texto como receber essa devolução.

A restituição é uma espécie de reembolso feito pela Receita de parte dos valores que foram pagos pelos contribuintes no ano anterior. Ela é destinada às pessoas que pagaram mais do que precisavam. Geralmente, isso acontece por causa dos reajustes anuais, ou seja, são deduções que podem fazer com que o saldo a pagar seja menor que o imposto retido na fonte.

Após os pagamentos serem feitos, o programa que recebe essas declarações e realiza cálculos para entender se tudo foi apurado do jeito certo, se houve taxas que foram pagas a mais ou a menos. Quem realizou pagamentos a mais, tem direito a receber a tal restituição.

Como saber se tenho direito a algum valor?

Para se informar sobre o assunto, o contribuinte precisa consultar o site da Receita Federal ou aplicativo Pessoa Física e ainda estar atento a alguns requisitos essenciais da entrega da declaração.

O que determina o resultado do cálculo é o número de deduções feitas no documento. Na realidade, quanto mais gastos passíveis de abatimento houver, maior será a chance de ter algum valor a receber no final do processo.

Desse modo, a forma mais coerente de diminuir a do cálculo do imposto é por meio das deduções legais, o conceito dado ao ajuste feito todo ano na declaração do IR. Nos casos em que o contribuinte tem mais de um emprego de carteira assinada, os empregadores recolhem o valor estipulado a título de pagamento de IR, mas a Receita Federal pode calcular o valor recebido integralmente, o que pode gerar valores maiores para o cidadão durante o ajuste.

Como conseguir aumentar o valor da restituição?

Para isso, a dica é entender quais são as deduções aceitas pela Receita Federal e apontar quais fazem parte da declaração do IR do contribuinte. Com elas, é possível diminuir a base de cálculo do imposto, possibilitando que o valor já pago seja restituído.

As deduções que fazem parte da lista da Receita Federal estão relacionadas a gastos de pensão alimentícia, saúde e educação, além de custos com dependentes, com limite de R$ 2.275,08. Os gastos com previdência privada contribuem com a redução na base de cálculo, reduzindo em até 12% a renda bruta do contribuinte.

Isso quando é aplicado em planos do tipo PGBL.




Voltar ao topo

Deixe um comentário