Seguindo o calendário oficial do Imposto de Renda 2023, a restituição do IR começa no dia 31 de maio, que é o último dia para a entrega da declaração. A informação foi divulgada na segunda-feira (27) pela Receita Federal.
Leia também: Imposto de Renda 2023: prazo de envio, quem é obrigado a declarar e muito mais
Participam do primeiro lote de restituição, principalmente, cinco grupos prioritários: idosos com mais de 80 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência, pessoas com doenças graves e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além de fazer parte desses grupos, o contribuinte que quiser receber no primeiro lote também deve se atentar à data da entrega da declaração. “Como o primeiro lote de restituição é em 31 de maio, e como precisamos encaminhar as informações aos bancos, muito provavelmente as declarações entregues até o dia 10 de maio das pessoas que são prioridade legal estarão nesse lote.
As entregas posteriores, mesmo de pessoas com prioridade legal, muito provavelmente estarão em outro lote”, explica o auditor fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2023.
Outras alternativas para receber primeiro a restituição do IR
Mesmo no primeiro lote, após as prioridades, é possível que outros contribuintes também recebam a restituição. Neste caso, segundo a Receita Federal, vale a regra da ordem: quem declara antes, recebe antes. O envio das declarações pode ser feito a partir do dia 15 de março.
Outra alternativa, este ano, para receber a restituição nos primeiros lotes é selecionar o recebimento por Pix e usar a declaração pré-preenchida, que pode ser uma vantagem que agiliza a entrega.
Veja o calendário de restituições divulgado pela Receita Federal:
- Primeiro lote: 31 de maio
- Segundo lote: 30 de junho
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 31 de agosto
- Quinto lote: 29 de setembro