scorecardresearch ghost pixel



Você pode ter deficiência de vitamina D e estes são os principais sintomas

Descubra se você pode estar sofrendo com deficiência de vitamina D no seu organismo. Separamos os principais sintomas que indicam o problema.



Um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano, sem dúvidas, é a vitamina D. Ela se destaca pela atuação fundamental que recai sobre o desenvolvimento dos músculos, do sistema nervoso central, da imunidade e para a saúde dos ossos. Além disso, boas concentrações dessa vitamina conseguem prevenir até mesmo doenças crônicas ligadas à mente humana, como depressão e ansiedade.

Veja também: O que acontece com o seu corpo se você ingerir vitamina C todos os dias?

Em contrapartida, a deficiência de vitamina D é um fator que impacta negativamente na saúde de qualquer pessoa. Entenda quais são os sintomas e o que fazer se você estiver com baixa concentração desse nutriente em seu organismo.

Como saber se preciso aumentar o consumo de vitamina D?

Primeiramente, é importante esclarecer que apenas um profissional capacitado é capaz de identificar e diagnosticar baixa concentração de vitamina D em um ser humano. Por isso, antes de mais nada, você deve procurar um médico ou especialista no assunto para entender a situação e descobrir o que pode ser feito.

No entanto, de acordo com informações das principais autoridades em saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem alguns indícios que evidenciam o problema relacionado a essa vitamina no corpo. Veja quais são os sintomas mais comuns:

  1. Falta de vontade em concretizar as tarefas do dia a dia;
  2. Fadiga e cansaço crônico;
  3. Desânimo, apatia e falta de alegria no dia a dia;
  4. Dores musculares constantes;
  5. Algias nas costas, ombros e lombar;
  6. Gripes e resfriados frequentes.

Vale destacar que esses são apenas alguns sintomas que podem estar relacionados com o problema. Além disso, a deficiência de vitamina D é mais comum em pessoas idosas ou que apresentem algum problema de imunidade.

Aliás, estamos diante de um dos nutrientes mais importantes para o sistema imunológico e para aumentar as defesas naturais do organismo.

Se você sentir um ou mais dos sintomas expostos, procure um médico e realize os exames. A vitamina D pode ser reposta por meio da alimentação, exposição solar moderada e até mesmo através de suplementação alimentar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário