As chuvas em vários estados brasileiros têm deixado inúmeros prejuízos às comunidades. Em regiões como o litoral Norte de São Paulo, por exemplo, a destruição é sem tamanho. O desastre na região da Barra do Sahy, em São Sebastião, deixou pelo menos 47 mortos e milhares de famílias desalojadas. Muitos carros foram carregados pela força da água. Nesses casos, será que o seguro do veículo cobre o prejuízo provocado pela enchente?
Leia mais: Chuva sem parar: previsão é de 350 milímetros até o fim do mês; saiba onde
Além de desabrigadas, as famílias perderam muitos bens. Entre eles, carros que foram levados pela força da água. Em meio à toda a dificuldade, as comunidades prejudicadas buscam informações sobre as maneiras de reduzir os prejuízos.
Veículo em enchente
De acordo com dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), somente entre os dias 19 e 20 de fevereiro mais de 2,7 mil atendimentos foram realizados pelas seguradoras da região de São Sebastião, Guarujá e Bertioga.
Em muitas situações, os donos de veículos conseguem reduzir os prejuízos deixados pelas enchentes. O importante é conferir o tipo de cobertura contratada.
Vale para os casos de seguro total, que é o tipo mais comum no Brasil. Inclui as situações envolvendo inundações, vendavais e tantos outros.
Apesar de ser uma possibilidade, para contar com o seguro é preciso conferir se houve ou não negligência por parte do proprietário. Outro ponto é conferir as informações do contrato, já que todos os detalhes devem constar no documento.
A orientação é para que os proprietários de veículos entrem em contato com a seguradora para conferir os casos individuais. No geral, os proprietários são orientados a conduzir os veículos para as oficinas credenciadas à seguradora.
O perito da seguradora faz a avaliação da situação e a possibilidade de negligência por parte dos danos. Em alguns casos, a pessoa pode perder a cobertura.
Recomendações
O mais certo é ter cuidado em tempo de muita chuva e evitar as áreas de alagamento. Os condutores devem procurar pontos seguros, de forma que o nível da água não prejudique os veículos.
Por isso é sempre importante conferir as condições e termos da apólice de seguro antes de contratar o serviço, principalmente ao considerar os riscos mais comuns na região onde você vive.