scorecardresearch ghost pixel



Boa notícia para motoristas: seguro de carro fica mais acessível após meses em alta

Após meses de alta, contratar um seguro de carro ficou mais acessível no Brasil, mas existem diversas dicas para economizar ainda mais.



Os valores cobrados pelas seguradoras para apólices de seguro de carro apresentaram uma queda após três meses consecutivos de alta, de acordo com o IPSA (Índice de Preços do Seguro Automóvel).

Leia também: DPVAT: governo Lula deve retomar cobrança do Seguro Obrigatório em 2024

Em março, houve uma redução de 1,5% em relação a fevereiro. Apesar da redução, nos últimos 12 meses, os preços acumulados ainda apresentam uma alta de 13,8%.

Emir Zanatto, CEO da TEx, explicou que a alta nos preços do IPSA nos últimos meses ocorreu por causa do aumento no preço dos veículos usados e seus efeitos nos preços e nas taxas de roubo e furtos. Ele também disse que a redução recente pode indicar “um cenário de estabilidade do que uma tendência de redução”.

Como economizar na hora de contratar um seguro de carro?

Segundo o IPSA, homens solteiros pagam 25,9% a mais que as mulheres por apólices de seguro. A diferença chega a ser de 7,3% em relação às mulheres.

Outro dado interessante é que homens solteiros costumam pagar 70% a mais que homens casados, enquanto a diferença entre mulheres casadas e solteiras é menor, de 25,5%.

Além desses, existem alguns outros fatores que podem mudar o valor da apólice. Para economizar no seguro de carro, é importante pesquisar diferentes seguradoras e avaliar sua reputação e histórico.

Veja abaixo algumas dicas:

  • Faça uma pesquisa detalhada em diferentes seguradoras e avalie sua reputação para garantir que ela atenda às suas necessidades;
  • Instale dispositivos de segurança, como alarmes, rastreadores e bloqueadores, para reduzir o risco de roubo e permitir que a seguradora avalie melhor sua situação;
  • Avalie a necessidade de coberturas extras, como proteção contra enchentes ou roubos de acessórios, para evitar pagar por serviços que você não precisa;
  • Tenha um bom histórico de direção, pois quanto menor o risco de acidentes, menor é a probabilidade de acionamento do seguro e, consequentemente, de sinistro. Um bom histórico de direção pode te dar contratos mais baratos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário