Há 50 anos, vivíamos a década de 1970, com todos os seus costumes e tendências próprias. Essa época foi marcada pela cultura hippie e a contracultura, com ideias anti-autoritárias e experimentais, tanto na música quanto nas artes.
Veja também: Vai ter uma menina? 15 nomes femininos que significam ‘guerreira’
De acordo com o IBGE, os nomes abaixo foram os mais registrados na década de 1970. Veja o que eles significam e se o seu está na lista!
Os nomes mais populares em 1970
1. Adriana – “Morena”
É é a versão feminina do italiano Adrian. Os dois vêm da palavra em latim Adrianus – uma referência a quem morava em Ádria, na Itália. O lugar tem praias de areia escura, então a nomenclatura ganhou o significado de “morena”.
2. Francisco – “Homem livre”
Esse nome de raízes portuguesas e espanholas foi muito popular no Brasil. Tem origem do termo em latim Franciscus, que significa “aquele que é livre”.
3. Maria – “Soberana”, “pura” e “amável”
É um nome bíblico e tem algumas possibilidades de origem. Do hebraico Myriam, ganha o sentido de “senhora soberana”, e do sânscrito Maryáh, “pureza”. Além disso, pode ter surgido do egípcio Mry, que é garota “amável”.
4. Luiz – “Guerreiro ilustre”
Esse nome tem origem na expressão germânica Hloddoviko, uma combinação de “guerreiro” e “renomado” .
5. Sandra – “Protetora”
Trata-se de uma abreviação de Alessandra, versão feminina do grego Aléxandros. É a junção entre “proteger” e o substantivo “homem”. Ou seja, Sandra simboliza alguém que protege.
6. José – “Aquele que acrescenta”
Assim como no Brasil, é um nome popular em Portugal. José vem da palavra hebraica Yosef, que significa “Deus acrescentará”.
7. Luciana – “Iluminada”
Tem origem na palavra Lucius, termo em latim que quer dizer ” luz”. Além disso, tem a definição de “aquela que é de Lúcio”, ou seja, “a quem tem natureza luminosa”.
8. Antônio – “Valioso”
É um nome espanhol que surge da palavra em latim Antonius. Dessa forma, seu significado é alguém de “valor inestimável” e “digno de apreço”.
9. Claudia – “Aquela que manca”
Nome comum na Roma antiga, com origem no latim Claudius. É associado à nobreza e tem o significado de “aquela que manca” e, dessa forma, pode representar “a que é diferente”.
10. Marcos – “Guerreiro”
Por fim, Marcos vem do latim Marcus. É uma alusão a Marte, um dos deuses da mitologia romana, ligado principalmente à guerra. Ou seja, é o nome de alguém “guerreiro” e “ousado”.