Os cotonetes são usados tradicionalmente para limpar o interior dos ouvidos. No entanto, a verdade é que essas hastes flexíveis com algodão nas pontas não deveriam ser empregadas para esse fim. Achar que está cuidando da saúde desta maneira é um grande equívoco.
Veja também: Nunca faça estas 4 coisas com seus ouvidos ou poderá prejudicá-los gravemente
Na prática, diversos otorrinolaringologistas são unânimes em desaconselhar os cotonetes como método de higienização dos ouvidos. Eles podem ser utilizados para limpar a área externa dos ouvidos, mas nunca o interior.
Por que não posso limpar o ouvido com cotonetes?
Os cotonetes não são eficientes para retirar a cera que está dentro dos ouvidos. Isso porque ele acaba empurrando o excesso da substância para o interior e, com o tempo, essa cera se acumula e forma tampões que bloqueiam a audição e pode gerar problemas para a saúde.
Neste caso, o paciente precisará realizar uma limpeza em alguma unidade de saúde especializada ou fazer uso de fármacos que amolece a cera para que ela desobstrua o canal auditivo.
Como limpar o ouvido corretamente?
Silvio Jurado Hernández, especialista em otorrinolaringologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), recomenda não usar cotonetes, grampos de cabelo ou outros objetos pequenos para limpar as orelhas , pois podem danificar as orelhas a ponto de causar perfuração. e pode causar um tampão de cerúmen. Isso é o que traz matéria do portal Uno TV.
A cera tem uma função importante de proteção dos ouvidos e não precisa ser removida. Quando há uma grande produção, o ideal é tomar banho quente e utilizar amolecedores de cera. Porém, isso só deve ser feito se houver indicação de um especialista.
Mais do que isso, sempre busque avaliação de um médico para realizar o procedimento adequado.
Atenção!
Nunca tente esguichar água nos ouvidos, especialmente se você já sofreu com algum tipo de comprometimento deles. Esse processo só pode ser feito por alguém especializado e apenas quando todo o canal está intacto. Caso contrário pode gerar infecções ou perdas auditivas importantes.