scorecardresearch ghost pixel



Fone e música alta: esta é a combinação perfeita para a perda auditiva!

Pesquisa mostra que o uso de fone de ouvido e a exposição à música muito alta por longos períodos pode provocar perdas auditiva. Entenda os perigos.



Mais de 1 bilhão de jovens no mundo inteiro estão em risco de perder parte da audição. É o que aponta um estudo publicado na revista científica BMJ Global Health. O motivo para esse dado alarmante seria o uso desmedido de fone de ouvido com volume acima do indicado pelos especialistas no assunto.

Veja também: Contas comerciais do Instagram podem adicionar música nos stories?

O estudo afirma que existe uma necessidade emergente de priorizar políticas preventivas para a saúde auditiva. O uso de fone de ouvido com alto volume em ambiente com som elevado pode comprometer a audição de inúmeras pessoas.

Estudo sobre fone de ouvido revisou 33 artigos científicos

A publicação conta com a revisão de 33 artigos científicos em inglês, espanhol, francês e russo publicados entre 2000 e 2021. Ao todo, foram analisados os dados de 19.046 participantes com idades entre 12 e 34 anos, moradores de 20 países ao redor do planeta.

Parte dos estudos se dedicou a aprofundar a análise do uso de fones de ouvido. Enquanto isso, a outra parte se voltou às consequências aditivas de frequentar ambientes com música e som muito alto.

Levando em conta os dados analisados, estima-se que entre 670 mil e 1,35 bilhão de jovens podem estar sob risco de perda auditiva. Essa perda pode ser total ou parcial, de qualquer forma significante para afetar o bem-estar de cada um.

Risco depende do volume do áudio

Tanto para o uso de fone de ouvido quanto para a permanência em ambientes com música alta, os riscos são os mesmos. O principal fator a ser observado é a altura do volume. O máximo de decibéis recomendados é de 80 para adolescentes e adultos e de 75 para crianças, por 40 horas, no máximo.

No entanto, um volume de 92 decibéis permite exposição por, no máximo, 2,5 horas. 98 decibéis exigem apenas 38 minutos semanais. Por fim, 101 decibéis podem ser ouvidos por 19 minutos semanais, segundo o estudo.

Em alguns locais de entretenimento, o volume pode ultrapassar, facilmente, os 105 decibéis. A perda auditiva afeta 430 milhões de pessoas no mundo, mas pode afetar 700 milhões até 2050, aponta a OMS (Organização Mundial da Saúde).




Voltar ao topo

Deixe um comentário