O plano de se criar o Real Digital, ou seja, uma moeda brasileira completamente digital, parece finalmente começar a sair do papel. Isso porque Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que o projeto piloto entra em ação muito em breve. A fala foi registrada durante o BTG Pactual CEO Conference 2023.
Leia mais: Real digital vai travar guerra com os bancos? Veja como ele será vendido
Como vai funcionar o Real Digital
O primeiro ponto a se esclarecer é que esta não é uma criptomoeda. Na prática, ela funcionará apenas como uma moeda digital do Banco Central (CBDC em inglês). Como já era de se esperar, ela será emitida pela entidade e sofrerá um repasse via instituições financeiras até que chegue aos usuários.
Em suma, o Real Digital terá valor estável em relação à moeda atual. A novidade é que mesmo quem não tem conta em banco poderá guardá-la em uma carteira digital, como a Samsung Wallet, Apple Wallet ou a Google Wallet.
O presidente do Banco Central também esclareceu durante entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura, que pretende unir a moeda com o PIX e com o Open Finance até 2024. Além disso, afirmou também que o Real Digital deve entrar em circulação em breve, no entanto ainda não há uma data definida.
Por fim, a ideia é que a moeda substitua o uso do dinheiro em papel ou metal. Para isso, ela precisa funcionar até mesmo offline. Sendo assim, o presidente do Banco Central indicou que os bancos estão, de maneira geral, ajudando bastante no processo de lançamento do novo Real.
Benefícios
A novidade tem o objetivo de facilitar as transações financeiras no dia a dia. Além disso, a ação vai reduzir os custos operacionais que envolvem o dinheiro. Este é o caminho para modernizar o sistema financeiro como um todo.