Os remédios costumam ter horários certos para serem tomados, conforme a determinação dos médicos. Além disso, é sempre aconselhável não ingerir um medicamento com bebidas diferentes de água.
Veja também: Atenção: ESTES remédios tarja preta podem acabar com os seus dentes
Tomar remédios com chá, café, chocolate quente ou algo do tipo não é recomendado e pode fazer mal para a sua saúde. O motivo é muito simples: existem medicamentos que podem ter interação indesejada quando são ingeridos juntamente com a cafeína.
“Há aproximadamente 60 medicamentos que podem ter interações com a cafeína”, disse o professor da Universidade Autônoma de Madri, Antonio Sansuán, à BB News Mundo.
Interações de remédios são moderadas
Os remédios são ingeridos pela boca e chegam ao intestino, de lá são absorvidos pela corrente sanguínea e distribuídos pelo corpo humano. É preciso que a substância do remédio encontre o local para o qual ela foi desenvolvida para agir. O problema é que a cafeína pode atrapalhar o processo em alguns casos.
Depois que os remédios fazem o efeito que precisam desempenhar, eles são filtrados no fígado e eliminados por meio da urina e fezes, por exemplo.
O que acontece quando o café é adicionado na mistura
A cafeína tem um efeito verdadeiramente estimulante para o organismo. Sendo assim, se você está tomando remédios com efeito de relaxamento ou sedativos, o café fará bastante mal ao processo. Chocolates e chás possuem grande concentração de cafeína e, por isso, também devem ser evitados.
Pessoas que fazem tratamento contra ansiedade e insônia, por exemplo, devem evitar esse tipo de interação. Os remédios utilizados nesses casos costumam ter uma interação indesejada com a cafeína.
Além disso, existem medicamentos que utilizam as mesmas enzimas e proteínas que a cafeína para serem metabolizados no fígado. Isso pode causar um acúmulo indesejado das substâncias no corpo humano. Os efeitos podem ser adversos e bastante desconfortáveis.
No entanto, de acordo com os especialistas, as interações costumam ser leves ou moderadas. Ainda assim, a eficácia do tratamento pode ser comprometida.