scorecardresearch ghost pixel



Gordura no fígado é sinal de alerta! 4 sintomas que merecem vista grossa

Descubra quais são os primeiros indícios de que algo não está bem e de que você pode ter gordura no fígado sem saber disso. Fique atento aos sinais do seu corpo.



O acúmulo de gordura visceral pode gerar uma série de problemas de saúde. Quando isso ocorre em um órgão vital, como fígado, a situação fica ainda pior. Por isso, separamos algumas dicas e informações úteis sobre a gordura no fígado.

Veja também: Você tem ESTES sintomas e os ignora? Atenção, pode ser falta de ferro

Saiba, contudo, que o problema de gordura no fígado pode estar ligado ou ser causado por quadros de diabetes e obesidade, além de várias outras condições. As informações deste texto não devem servir como diagnóstico, mas sim como sinal de alerta para procurar a ajuda e os cuidados de um especialista.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

Primeiramente, vale a pena entender os principais sintomas que indicam presença de gordura no fígado:

Dor ou plenitude no quadrante superior direito sobre o fígado;

  1. Perda de apetite;
  2. Náusea;
  3. Cor amarela nos olhos ou na pele (estágios mais avançados);
  4. Inchaço da barriga (estágios mais avançados).

Confira quais hábitos são prejudiciais para o seu fígado:

  • Comer berinjela mal-cozida;
  • Exagerar na gordura (óleo, manteiga e margarina);
  • Tomar paracetamol de ressaca;
  • Sedentarismo;
  • Remédios para emagrecer.

Normalmente, o que se faz para amenizar ou prevenir os sintomas?

Consuma mais fibras e proteínas: no lugar dos carboidratos, o mais indicado é fazer refeições com maior número de verduras e legumes, além de frutas e alimentos proteicos, como carnes e ovos. Esse tipo de alimentação contribui para diminuir o acúmulo de gordura na região abdominal do corpo. Além disso, favorece a eliminação de toxinas e substâncias “ruins” do organismo.

Diminua o consumo de bebidas alcoólicas: outro hábito que deve ser empregado é a diminuição da quantidade de bebidas alcoólicas ingeridas regularmente. O exagero nesse tipo de substância favorece a concentração de tecido adiposo no abdômen (gordura no fígado).

Tente relaxar mais: o estresse é um dos causadores do inchaço corporal, pois libera hormônios como os corticoides. As reações químicas provocadas pelo estresse e pela ansiedade contribuem para uma dieta desregrada e rica em carboidratos.

Dormir bem ajuda a diminuir gordura no fígado: uma boa noite de sono e de descanso fará milagres para a sua saúde, inclusive vai ajudar a diminuir a gordura no fígado.

Beba bastante água: consumir quantidades satisfatórias de água faz o corpo eliminar gordura e toxinas que poderiam ficar acumuladas no organismo. Sendo assim, cuide muito bem da sua hidratação diária.

Movimente-se: por fim, uma dica comum quando o assunto é melhorar o quadro de saúde humano, faça atividade física com regularidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário