Passar em um concurso não é uma tarefa fácil. Milhares de pessoas tentam todos os anos garantir um lugar no setor público brasileiro. Entretanto, a situação é ainda pior na Índia, onde candidatos recorrem a meios desonestos para conquistar sua vaga em concursos públicos.
Leia mais: STF dá veredicto final: negativados poderão ficar de fora de concursos públicos
Desde 2018, pelo menos 12 concursos públicos foram cancelados no país, segundo a BBC. O motivo? Vazamento ilegal das provas antes de sua aplicação. Algumas vezes, os certames eram divulgados horas antes do exame.
Fraudes e trapaças nos concursos públicos da Índia
Ainda de acordo com reportagem da BBC, vazamentos são comuns e as fraudes acontecem em vários estados do país. Geralmente, a motivação é o dinheiro, já que paga-se bem para ter acesso às provas dos concursos públicos.
As trapaças são reflexo de uma população em que há muitas pessoas desempregadas e que estão em busca de empregos estáveis. Afinal, passar em um concurso na Índia é praticamente uma garantia de trabalho para o resto da vida.
No entanto, os crescentes casos de fraudes e vazamento de provas tem feito muitas pessoas desistirem de processos seletivos. Mais do que isso, a desistir de uma vez por todas de tentar qualquer vaga no futuro.
Como acontece?
De acordo com a polícia indiana, a maioria dos vazamentos acontece enquanto as provas são transportadas para os locais de aplicação. Em dezembro do ano passado, interceptaram um ônibus, após uma denúncia anônima.
Um policial, que não quis se identificar à BBC, afirmou que ao menos quatro professores estavam no veículo portando provas vazadas. Eles estavam respondendo o certame para cerca de 20 candidatos de um concurso.
Neste esquema, além do vazamento, houve um suposto pagamento ilegal – cujo valor não foi especificado. A intenção era que os professores que aplicariam a prova resolvessem as questões para os candidatos.
Faltam empregos e faltam leis
Ainda conforme a BBC, não há leis claras para lidar com os problemas com concursos públicos na Índia. Afinal, a maioria dos casos é registrada “apenas” como transgressões e os detidos podem ser liberados mediante pagamento de fiança.
Além disso, a falta de emprego é algo que assola todo o país. Por isso, as pessoas estão tão desesperadas por algo que as façam ter um salário no fim do mês. Este, para especialistas, é o principal problema nas fraudes dos concursos.