A margarina foi criada no século XIX na França, como uma alternativa mais barata para a manteiga. Em 1869, o químico francês Hippolyte Mège-Mouriès descobriu que poderia produzir um produto semelhante à manteiga a partir de óleo vegetal. Ele patenteou seu processo, que envolvia a hidrogenação de óleos vegetais, que era mais cara e menos acessível à população em geral. Na década de 50, a indústria alimentícia já criava novas fórmulas do alimento.
Veja também: Não perca tempo na cozinha! 4 truques para amolecer manteiga gelada
Qual a diferença entre margarina e manteiga?
A manteiga e a margarina são dois produtos usados como substitutos um do outro em diversas receitas. No entanto, existem algumas diferenças significativas entre eles. A primeira é feita à base de leite animal, tornando-se uma opção mais saudável, enquanto a segunda opção resulta da hidrogenação de gorduras vegetais, misturando óleos de canola, soja e outros. Portanto, concentra uma quantidade maior de sódio, gordura hidrogenada e aditivos.
Veja como aumentar o rendimento da margarina
Você vai precisar:
- 500 g de Margarina.
- 500 ml de Leite.
- Sal e temperos a gosto.
Modo de preparo:
- 1º Passo: em uma batedeira, adicione a margarina com uma espátula e comece a bater até perceber que ela está com uma consistência menos firme.
- 2º Passo: depois acrescente o leite aos poucos, enquanto a mistura segue sendo batida.
- 3º Passo: aproveite para adicionar temperos e sal à gosto.
- 4º Passo: mantenha a batedeira ligada até obter uma textura firme, testando o ponto com uma colher.
- 5º Passo: pronto, agora reserve em um recipiente e mantenha a margarina na geladeira.
Aproveite esta dica para economizar com ingredientes
Do café da manhã até as principais refeições, a margarina está presente na mesa dos brasileiros. Algumas marcas vêm se preocupando em oferecer versões mais saudáveis, adicionando vitamina A e D, no intuito de se aproximar dos benefícios da manteiga natural sem sal. O uso de apenas meio litro de leite na mistura é capaz de elevar seu rendimento, reduzindo custos.