Você deixa o carregador vazio na tomada? 5 motivos para PARAR agora

Deixar o carregador na tomada pode parecer um hábito inofensivo, mas ele esconde 5 perigos capazes de colocar sua vida em risco.



As pessoas costumam deixar o carregador na tomada por uma questão de conveniência. Ao manter o recurso conectado, ele fica pronto para ser usado imediatamente, minimizando os esforços de manuseá-lo várias vezes. Contudo, ao fazer isso diariamente, é possível que alguns problemas possam vir a ocorrer, desde o desgaste até acidentes ligados ao superaquecimento. Portanto, atente-se aos cuidados necessários com eletroeletrônicos. 

Veja também: Se você carrega o celular 100%, pare: isso está detonando seu aparelho

Os principais riscos de manter o carregador conectado na tomada 

1. Risco de incêndio

Deixar o carregador na tomada pode aumentar o risco de incêndio, principalmente se o carregador estiver em contato com materiais inflamáveis ou se houver um curto circuito na rede elétrica. O superaquecimento também costuma provocar incêndios, principalmente se o cabo estiver danificado, aumentando o grau de contato na superfície de tecidos e outros revestimentos. 

2. Alto consumo de energia 

O carregador, mesmo que não esteja sendo usado para carregar um dispositivo, continua consumindo energia elétrica enquanto está na tomada. Esse consumo desnecessário não chega a ser perceptível de forma individual, mas globalmente falando, a economia é importante quanto a garantia de recursos às gerações futuras e redução dos custos de manutenção. 

3. Desgaste do objeto

Este péssimo hábito pode desgastar o objeto com o tempo, já que ele fica jogado, acumulando poeira e sujeito a intervenções de animais domésticos ou crianças. Isso reduz a vida útil do carregador, chegando a danificar o aparelho que segue sendo conectado ao dispositivo. Procure mantê-lo em um local seguro, seja na gaveta ou caixa protetora. 

4. A importância de usar carregadores originais

O uso de carregadores piratas ou de marcas desconhecidas pode ser perigoso, já que esses produtos podem não ter passado por testes de segurança adequados, tornando-se incompatíveis. Em casos extremos, há riscos de explosão, ou seja, acidentes graves. Ao adquirir um carregador, invista nas versões originais, mesmo que estas sejam mais caras. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário