Uma pessoa que é inibida emocionalmente tem dificuldades para expressar seus verdadeiros sentimentos e pensamentos. Dessa forma, isso pode levar a relações interpessoais difíceis e baixa autoestima.
Veja também: Quer saber se você namora uma pessoa cacto? Basta olhar ESTES sinais
Claro que a timidez e a insegurança fazem parte da vida de todo mundo. Porém, quando ela se torna incapacitante, é o momento de agir para resolver o problema. Afinal, a autoconfiança é fundamental para estabelecer boas relações.
Sinais de que você é inibido emocionalmente
1- Dificuldade em se expressar
Se você tem dificuldade em falar sobre seus sentimentos e pensamentos, é provável que seja inibido emocionalmente. Dessa forma, você evita conversas profundas e tem dificuldade em dizer não.
2- Quem é inibido emocionalmente tem baixa autoestima
As pessoas com inibição emocional podem se sentir inseguras em relação a si mesmas, sua aparência e a suas habilidades. Isso afeta negativamente suas relações, sejam amorosas, de amizade ou profissionais.
3- Medo de julgamento
Se você se preocupa demais com o que os outros pensam de você, esse é outro sinal de que você é inibido emocionalmente. Ou seja, esse medo de julgamento pode impedir que você se expresse e tenha relacionamentos saudáveis.
4- Falta de conexão com os outros
Outro sintoma desse problema é a dificuldade em se conectar com os outros de forma profunda e significativa. Uma causa disso é a falta de confiança em si mesmo e nos outros.
5- Dificuldade em lidar com conflitos
As pessoas que são inibidas emocionalmente podem ter dificuldade em lidar com conflitos e situações difíceis. Dessa forma, elas evitam confrontos e se retiram de situações desafiadoras ao invés de encará-las.
6- Problemas de saúde mental
Por fim, as pessoas inibidas emocionalmente podem ter problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Dessa forma, é fundamental buscar ajuda profissional com um psicólogo.
Em geral, ser inibido emocionalmente pode afetar negativamente sua vida e relações interpessoais. Por isso, considere fazer terapia e se conhecer mais para ir a fundo nessa questão.