Você sabe comer chia do jeito certo? Aprenda agora mesmo

Aprenda mais sobre a alimentação saudável com a utilização da chia. Existem dicas importantes para usar a semente da melhor maneira possível.



A chia é um dos complementos alimentares mais utilizados por quem segue algum tipo de dieta. Aliás, engana-se quem imagina que a chia só é utilizada por pessoas que buscam emagrecimento. Esta semente contém uma grande quantidade de nutrientes aglutinados em poucas calorias. Além disso, é conhecida pelo seu poder de gerar saciedade, além de ter ômega 3 em sua composição.

No caso, as sementes de chia são oriundas de uma planta florida parente próxima das mentas. Elas são nativas do país mexicano e estão presentes também na Guatemala, sendo utilizadas há séculos na história. A cultura da chia era considerada vital para os povos dos antigos astecas.

Vantagens do consumo de chia

Embora sejam pequenas, as sementes escuras de chia são capazes de proporcionar grandes benefícios à saúde. A começar pela riqueza de fibras solúveis, que são capazes de observar água. Justamente por isso elas incham e acumulam mais espaço dentro do estômago, trazendo maior sensação de saciedade. Em outras palavras, elas ajudam a matar a fome comendo pouco.

Os nutrientes da chia também atuam positivamente para a boa saúde dos ossos. Os destaques vão para a presença de magnésio e para a presença de fósforo, grandes aliados do esqueleto humano. Além disso, as sementes de chia chegam a ter mais cálcio do que derivados do leite, por exemplo.

Como comer chia do jeito certo?

A primeira coisa a fazer para garantir um consumo de chia adequado é armazenar as sementes em um local escuro e fresco. Isso vale para as sementes inteiras, pois se forem moídas devem ir para a geladeira em um recipiente com tampa. Depois, é preciso seguir algumas dicas para ter uma alimentação adequada:

  • Nunca engula uma quantidade grande de chia de uma vez: elas incham e podem causar engasgos e sufocamentos;
  • Fracione a quantidade diária: coma a quantidade de chia diária espaçada durante o dia;
  • Não utilize no pós-treino: a chia atrapalha o pico de insulina que leva proteína e carboidratos para o organismo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário