Em 2014, o Facebook, atualmente identificado como Meta, adquiriu o WhatsApp por US$ 19 bilhões, o que permitiu ao aplicativo expandir ainda mais sua base de usuários e recursos. Com o apoio dos investimentos de Mark Zuckerberg, a plataforma lançou mecanismos como chamadas de voz e vídeo, criptografia de ponta a ponta e suporte para empresas nas contas comerciais.
Veja também: WhatsApp tem nova ferramenta para recuperar mensagem apagada por engano; já testou?
O WhatsApp deseja liberar a transcrição de áudio
Uma das novidades que está no processo de desenvolvimento é a transcrição de áudio, que permite que os usuários convertam mensagens de voz em texto rapidamente. Esta função é muito útil para pessoas que preferem ler a mensagem porque não conseguem ouvir no momento, facilitando também trabalhos envolvendo legendas. Nesse caso, o sistema reconhece as palavras mencionadas e devolve um texto com o conteúdo apresentado.
A maior barreira é a questão da privacidade
A privacidade é uma das principais preocupações dos usuários do WhatsApp, e o aplicativo tem tomado medidas para melhorar a proteção dos dados dos usuários. No caso das transcrições, cada um que desejasse aproveitar esse benefício, teria que permitir o acesso aos áudios. Sendo assim, os engenheiros de segurança seguem buscando alternativas confiáveis de leitura de dados.
Por que o WhatsApp lança tantas novidades?
Um dos principais fatores é a concorrência com o Telegram, um aplicativo de mensagens que tem conquistado o mercado. Para competir com o mensageiro, o WhatsApp precisa lançar uma série de recursos novos, como o suporte para pagamentos, a capacidade de enviar arquivos maiores e novas opções de personalização, mantendo-se interessante em relação ao concorrente.
A evolução do app e perspectivas para o novo recurso
As últimas atualizações do aplicativo envolveram a organização de grupos, com a opção de criar comunidades maiores e também usar um chat privado para anotações. Quanto ao serviço de transcrição de áudio, o recurso deve ser disponibilizado nos dispositivos iOS, ou seja, iPhones. No entanto, ainda não há nenhuma data oficial e os usuários devem aguardar os próximos comunicados, atentando-se às principais novidades da rede social.