scorecardresearch ghost pixel



Xô, chatice: veja técnicas para fazer o que você NÃO gosta, mas precisa

Quanto mais você leva tempo para concluir as tarefas chatas e difíceis, mais elas se tornam "eternas". Veja as técnicas para aprender a lidar com o que não gosta.



No trabalho e na vida, nem sempre podemos fazer somente aquilo que gostamos. Vez ou outra, infelizmente você terá que fazer algo que não curte tanto. Faz parte! Uma forma de facilitar as coisas é aprendendo a gostar daquilo que precisa ser feito. Uma técnica pode te ajudar nesse processo de executar tarefas chatas, sabia? Veja só!

Leia mais: Sem ansiedade: ESTE é o melhor horário para você se pesar na balança

Quanto mais você enrola para realizar uma tarefa chata ou complicada, parece que pior ela fica. A ansiedade aumenta, o medo de não conseguir concluir aquilo a tempo e todos os demais sentimentos provocados por aquilo começam a incomodar e muito. É normal! Claro que é. Mas tem jeito!

Algumas estratégias podem amenizar e muito o que está por trás das tarefas que não queremos fazer.

Técnica para se livrar da “chatice”

O primeiro ponto para executar as tarefas mais chatas é dar um sentido para elas. Por exemplo: se algo te incomoda bastante, pense por qual razão você precisa conseguir concluir aquilo. A bagunça na casa. Por qual razão você deve arrumar? Para ter um ambiente limpo, agradável e para curtir o momento de lazer logo depois da arrumação.

Por mais irritante que seja a atividade, haverá um prazer maior quando você a concluir.

Não vale a pena ficar nessa de procrastinar até não dar mais.

Outra dica é dividir algo grande em tarefas menores. Alguma coisa está difícil de ser feito no trabalho? Desmembre! Faça um pouco do “chato” de cada vez e intercale com outras coisas que fará com mais facilidade ou prazer.

Sempre que alguma tarefa te incomodar na vida profissional ou pessoal, pense no que ela te ajudará a alcançar. Por exemplo: você não gosta do trabalho atual, mas sabe que depende do salário para ter o que precisa, certo? Então foque em fazer o que tem que ser feito até atingir a meta ou ter outra fonte de renda que te deixe mais satisfeito.

Entenda também qual é a importância do seu trabalho na vida de outras pessoas. Como a sua função pode melhorar o dia de alguém? Como a sua atuação pode deixar a vida de outra pessoa mais leve? Foque em fazer o que precisa ser feito. E isso vale para qualquer outra coisa do seu dia a dia: exercícios, faxina, reforma, estudos… tudo.

Quanto mais você demorar, maiores serão as consequências e os incômodos que o resultado disso trará para a sua saúde, a começar pela ansiedade e estresse que podem comprometer todo o resto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário