Quantas horas os seus filhos costumam passar no TikTok? A empresa informou nesta quarta-feira, 1, que aplicará uma alteração na rede social. Agora, a atualização permitirá que os pais e responsáveis por crianças e adolescentes consigam inspecionar com mais facilidade o tempo de uso destes usuários, cujo limite será de até uma hora.
Leia mais: Sem mais dancinhas: TikTok é banido de celulares oficiais na União Europeia
Veja como esse recurso funcionará ao longo do texto.
Em seu anúncio, a companhia informou que o objetivo é reestabelecer a melhora da comunicação entre a família, além de garantir segurança e bem-estar para os usuários.
Com as novidades, as funções que ficam disponíveis incluem a melhoria do recurso de tempo de tela, novas configurações que seguirão um padrão em todas as contas em que o proprietário seja adolescente e a adição de outras ferramentas de emparelhamento familiar que facilitarão o controle dos pais.
Tempo de uso limitado para 60 minutos
Pessoas com menos de 18 anos terão somente uma hora de acesso por dia ao TikTok.
Quando o limite é alcançado, os usuários precisaram pedir permissão aos seus responsáveis para aumentar esse período. Os pais podem fazer isso ao digitar uma senha no celular do filho. Desse modo, o aparelho é desbloqueado, logo o proprietário do telefone poderá seguir usando a rede social sem restrições.
O limite de uso diário não foi imposto de maneira aleatória. Ainda de acordo com as informações da companhia, a empresa relatou que realizou diversas consultas em levantamentos acadêmicos e com profissionais especialistas do Laboratório de Bem-Estar Digital do Hospital Infantil de Boston para estabelecer essa quantidade de tempo.
Outra novidade é que o aplicativo encaminhará uma espécie de lembrete para a caixa de entrada de mensagens do usuário a cada uma semana, como forma de mostrar por quanto tempo o app foi usado durante aqueles dias.
Como funciona a função ‘emparelhamento familiar’
Os recursos adicionados à rede social inclui emparelhamento familiar, que possibilita aos pais conectarem suas contas a dos seus filhos, pois assim é possível que os responsáveis estabeleçam quais serão as configurações de controle parental.
As configurações que podem ser ajustadas são: a personalização do limite de tempo, em que os adultos podem determinar qual será; um panorama com o tempo de tela que contém as informações da quantidade de uso diário; e notificações silenciadas, na qual os pais podem retirar os barulhos dos alarmes ao optar pela alternativa.