4 asteroides grandes estão perto da Terra neste momento; há riscos?

Confira quais são os 4 asteroides que estão passando perto da Terra neste momento. A informação foi dada pela própria Nasa. Entenda quais são os riscos.



Os astrônomos amadores de plantão já estão na expectativa pela passagem de quatro grandes asteroides que podem passar nas proximidades do planeta Terra. Um tem 76 metros de diâmetro e outro tem 213 metros de diâmetro. Isso quer dizer que se algum desses batesse contra o nosso planeta, o estrago seria gigantesco.

Veja também: Pesquisadores dizem que o núcleo da Terra ‘congelou’; o que acontece agora?

Asteroides passarão próximo a Terra em breve

Embora sejam “rochas especiais” enormes, nenhum dos asteroides oferece risco de se chocar contra o planeta Terra. De acordo com a Nasa, os quatro objetos estão muito distantes e não oferecem o menor perigo de colisão.

Na verdade, os quatro asteroides vão passar 3,5 milhões e 5,3 milhões de quilômetros do nosso planeta. Embora a distância seja absurda, em medidas astronômicas seria como se eles estivessem passando “colados” à Terra.

Mais asteroides nas redondezas

Logo no início da semana, o asteroide 2012 DK31 passou pelas redondezas da Terra também. Neste caso, estamos falando de um pedaço de rocha gigantesco, com 137 metros de diâmetro, mais largo do que um prédio de 40 andares. É um dos asteroides que poderia causar destruição regional com muita facilidade.

Na segunda-feira (27), o objeto passou a 4,8 milhões de km do nosso planeta. Ou gigante, com 137 metros de diâmetro é o 2006 BE55, que passou por aqui na terça-feira (28). Ele leva 5 anos para orbitar a Terra.

O maior dos asteroides é o 2007 ED125, com 213 metros de diâmetro, que passará pela nossa órbita a uma distância de  4,4 milhões de km. A previsão é a de que ele passe por aqui na sexta-feira (3).

Existe algum objeto que oferece risco?

Neste momento, de acordo com a Nasa, nenhum dos asteroides monitorados pela agência oferece risco de se chocar contra o planeta Terra. No caso, estamos falando dos que podem causar danos consideráveis.

Asteroides de menor tamanho se chocam com o planeta o tempo todo, porém, todos eles apenas se desfazem ao entrar na atmosfera terrestre.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário