scorecardresearch ghost pixel



Pedra preciosa encontrada em Marte só é vista em dois lugares na Terra

Em pesquisa realizada em Marte, a NASA encontrou a presença de opala. A pedra só é encontrada em dois locais na Terra. Um deles fica no Brasil.



Busca realizada pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em Marte, a equipe da agência encontrou opala. A descoberta da pedra preciosa representa uma vantagem para futuras investidas humanas no planeta, visto que ela é formada em parte por H₂O. Caso seja moída e submetida ao calor, pode liberar água.

Leia mais: Cientista da NASA cria POLÊMICA sobre morar na Lua: ‘Ainda nesta década’

A pedra só pode ser encontrada em dois lugares no planeta Terra. O primeiro deles é na Austrália, mas o segundo é aqui no Brasil, mais precisamente no Piauí. A opala pode ser vista na cidade de Pedro II, a 206 km de Teresina. De acordo com os pesquisadores, apenas 10% do material existente no município já foi explorada.

Como é feito a mineração da ‘joia de Marte’?

Segundo os historiadores, a primeira foi localizada no município de Pedro II em 1969, quando um homem estava colhendo mandioca. Durante o processo, ele avistou um pedregulho luminoso. Levando o achado para Teresina, ele teve a confirmação de que se tratava de uma pedra preciosa.

Elas começaram a ser extraídas de dentro de uma serra após a descoberta. Atualmente, cerca de dez minas de extração de opala estão em atividade no município, responsáveis por movimentar milhões na economia local.

A extração só é realizada durante o período de seca, visto que as chuvas dificultam o garimpo. Mesmo com a abundância da pedra na região, ela não é facilmente encontrada. Os garimpeiros relatam que já passaram um ano sem conseguir encontrar uma única pedra em toda a região.

Forte mercado de ornamentos com opala

Com a extração do minério, um forte mercado de confecção de joias também cresceu em Pedro II. Os empreendedores locais confeccionam anéis, brincos, colares e outras coisas. Inclusive, é comum encontrar peças que façam referência ao Piauí e ao Brasil.

Os interessados podem achar os artigos e as lojas de “lembrancinhas” nos pontos turísticos do estado.

Ao visitar o Piauí para dar uma palestra, Luiz Fux, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi presenteado com um button no formato do mapa do Piauí, confeccionado com uma opala extraída na cidade.

A joia foi um presente dado pela presidente do Tribunal de Contas do Estado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário