scorecardresearch ghost pixel



5 coisas que mais destroem casamentos; veja quais são e evite o divórcio

Atualmente é relativamente fácil se separar, mas você consegue imaginar qual o motivo que leva os casais a escolher por um processo de divórcio?



A pandemia da COVID-19 teve impactos significativos na vida de muitas pessoas em todo o mundo, inclusive nas relações amorosas. Com o isolamento social e as incertezas sobre o futuro, muitos casais têm enfrentado conflitos e desgastes que levam ao término do relacionamento. Dessa forma, o número de divórcios não para de crescer, mas existe um motivo ligado a esse fenômeno. 

Veja também: Estar em um relacionamento tóxico é tão ruim quanto fumar, diz estudo

John Gottman afirma que a falta de respeito destrói casamentos 

John Gottman, um renomado psicólogo americano, é autor do livro “What Predicts Divorce” (O que prevê o divórcio, em tradução livre). A obra é resultado de mais de 40 anos de pesquisa sobre casais e relacionamentos amorosos. Gottman identificou diversos fatores que podem levar ao fim do casamento, sendo o principal a falta de respeito, associado a outras decepções. 

Quais são os principais fatores ligados aos divórcios? 

  • Falta de respeito: a falta de respeito pode se manifestar de diversas formas, como insultos, humilhações e desvalorização do parceiro. Nesse caso, foi identificado como a queixa mais recorrente em separações, conforme a pesquisa realizada com mais de 40 mil casais de diferentes idades. 
  • Críticas em excesso: as críticas em excesso, por sua vez, geram um clima de negatividade e desencorajamento, que resulta no desgaste da relação a longo prazo. Destacar apenas pontos negativos em alguém quebra qualquer laço e afinidade, evidenciando uma relação nada saudável.  
  • Ficar na defensiva: permanecer na defensiva é uma reação natural diante de críticas ou acusações, mas quando se torna constante pode dificultar a resolução dos problemas. Quem não consegue avaliar de forma crítica o próprio casamento, deixa de desenvolver habilidades emocionais importantes. 
  • Problemas de comunicação: já os problemas de comunicação envolvem dificuldades em expressar sentimentos, compreender o ponto de vista do parceiro e chegar a acordos satisfatórios. Os ruídos começam no momento no qual o diálogo é negligenciado, prejudicando a conexão do casal. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário