scorecardresearch ghost pixel



5 cuidados SÉRIOS na cozinha que vão te livrar de uma intoxicação alimentar

Simples atitudes podem garantir um maior cuidado na sua rotina e evitar que você consuma alimentos com bactérias. Veja quais são elas.



Antes de preparar algum prato, é preciso estar atento a alguns cuidados que todos devemos seguir para que os alimentos sejam consumidos de forma saudável. Ou seja, visando minimizar os riscos à saúde. Abaixo você confere cinco desvios recorrentes, que provavelmente você já viu alguém praticando ou até mesmo já fez. 

Veja também: Não cometa o CRIME de colocar estes 8 alimentos proibidos no congelador

1. Cuidado com os alimentos: de olho no prazo de validade

Por mais que seja obrigação dos estabelecimentos cuidar da validade dos produtos e sua comercialização, alguns descuidos injustificáveis  talvez venham a acontecer ao ponto de ser notada durante a sua refeição.

No momento da seleção do seu item, seja qual for, desde que utilizado na cozinha, verifique sempre a validade. Veja também se a validade está próxima de bater. Durante a compra do mês, você pode ter comprado algo que vai expirar antes do momento de seu preparo planejado, mesmo que em um tempo distante.

2. Higienizar frutas e verduras é um dos cuidados com os alimentos

Tenha a sua casca retirada ou não, as frutas que não forem lavadas podem chegar ao ponto de causar desconfortos ao nosso corpo, como dor de cabeça, fraqueza, vômito, dores. 

A lavagem na maioria das vezes é feita em água corrente e acompanham produtos feitos para limpar estes tipos de alimentos. Antes de cozinhar ou comer, lave sempre. 

3. Entendendo a posição das prateleiras da geladeira

As prateleiras das geladeiras seguem um padrão por uma razão. Por exemplo, os laticínios e outros alimentos prontos para o consumo costumam ficar nas partes mais altas. Acontece que lá no topo, a temperatura é mais baixa.  

As receitas de salada, frutas e vegetais, normalmente são as últimas, que devem sempre ser lavadas antes de se usar. As prateleiras superiores e intermediárias, por sua vez, são aquelas que costumam conter alimentos prontos para consumir. Na porta, por sua vez, podem ficar bebidas, suco e água. 

4. Fritura e acrilamida: um cuidado especial 

Enquanto você estiver fritando algo, é preciso muita atenção para que não fique tempo demais lá dentro. A acrilamida aparece quando o alimento é frito em uma temperatura acima da recomendada. Ou seja, é uma substância maléfica e potencialmente cancerígena que é produzida em alimentos fritos.

5. Cuidados com os alimentos: não consuma ovo cru 

Por fim, como dica extra,  está a recomendação de não consumir ovo cru. Pensando em algo para fazer ou simplesmente querendo comer um pão com ovo? É preciso ter um cuidado redobrado com ovos mal cozidos. 

Acontece que eles podem conter salmonela, e tal bactéria é uma potencial causadora  de febre, vômitos e diarreias. Ela é ainda mais perigosa para crianças. Além disso, depois de preparar seu ovo, consuma imediatamente ou deixe na geladeira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário