scorecardresearch ghost pixel



A dica de OURO que as donas de casa estão usando para se aposentar

Para receber o benefício, é preciso que elas emitam o Guia da Previdência Social, um documento destinado ao pagamento das contribuições sociais.



Essas são informações importantes para quem se considera dona de casa. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma vantagem para este grupo de pessoas, assegurando uma maior proteção social e previdenciária para as trabalhadoras que não estão inseridas no mercado formal de trabalho, mas querem se aposentar.

Leia mais: Se tiver uma destas DOENÇAS, pode pedir aposentadoria do INSS

As probabilidades dessas pessoas de conseguir ter acesso à aposentadoria, por exemplo, são baixas, mas ainda é possível receber o pagamento de benefícios previdenciários pelo INSS. Entenda melhor ao longo do texto.

Por meio dessa oportunidade, as donas de casa podem se aposentar pela autarquia federal. Elas serão classificadas como seguradas facultativas. Para compreender de forma mais clara, é fundamental assimilar como funciona o INSS.

Para acessar o benefício previdenciário, todo brasileiro precisa realizar uma contribuição mensal.

Quem trabalha sob a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), costuma contribuir de forma automática, visto que o valor é descontado diretamente da folha de pagamento. O processo é um pouco similar para as donas de casa, já que para obter os benefícios, elas também precisam estar em dia com as contribuições.

Conseguem se aposentar por meio da emissão do GPS

Ao seguir esse processo, elas se aposentam por meio do Guia da Providência Social (GPS). Este documento é destinado ao pagamento das contribuições sociais. Ele pode ser usado pelo contribuinte individual, segurado especial, segurado facultativo e entidades obrigadas a entregar o Guia do FGTS e informações à Previdência Social.

Elas se aposentam por meio do GPS, que funciona como uma espécie de boleto. Elas estão divididas em três grupos, de acordo com as regras do INSS: o segurado simplificado, o convencional e, por fim, o facultativo de baixa renda.

O primeiro grupo receberá um salário ao se aposentar, o segundo ganhará mais do que o piso e o terceiro é que terá acesso ao salário mínimo e mais 5% do piso.

Como solicitar esse direito?

Sendo assim, é possível que as donas de casa solicitem a aposentadoria por meio da plataforma online do INSS, chamada “Meu INSS”. Para isso, basta acessar o aplicativo nas lojas virtuais de celulares, como a Google Play Store para aparelhos com sistema operacional Android ou a Apple Store para iPhones com sistema iOS. Com essa facilidade, as donas de casa podem realizar a solicitação sem sair de casa, de forma prática e segura.

O “Meu INSS” também pode ser acessado pelo site. As pessoas podem se cadastrar e começar a emitir o GPS.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário